sexta-feira, 12 de março de 2010

A data provável do Parto



É do conhecimento geral que uma gravidez normal dura 9 meses (ou seja, 40 semanas ou 266 dias), mas... será possível calcular, com exactidão, a data do Parto?

A data da Concepção corresponde à data da Ovulação, pois o óvulo vive apenas algumas horas. Para uma mulher com o ciclo menstrual regular de 28 dias se admite que a ovulação se deu 14 dias após o 1º dia da menstruação. Sendo assim, para calcular a data provável do Parto, conta-se 280 dias (266 + 14) a partir da data da última menstruação - é a maneira de contar adoptada pelos médicos.

Mas isto é apenas uma orientação geral, porque depende da duração do ciclo menstrual da mulher: se é de mais de 28 dias, o bebé irá nascer um pouco depois; se é mais curto, nascerá antes.


Conclusão: É difícil determinar, com exactidão, a data do Parto. Sabe-se que a duração média da gravidez é de 40 semanas, mas que é normal durar entre 38 e 42 semanas.


A Lua influencía a gravidez?

Do estudo científico que se fez a esta crença popular se retiraram as seguintes conclusões: observou-se, de facto, um maior número de nascimentos entre o Quarto Minguante e a Lua Nova, e menos partos no Quarto Crescente.
Na minha opinião pessoal, baseada nos resultados deste estudo científico e nos meus poucos conhecimentos sobre Astrologia, eu acredito que sim, devido à influência que a Lua exerce sobre a Gravidade da Terra...




Sugestão: Está grávida e gostava de saber a data provável do Parto? Clique aqui!

8 comentários:

  1. como se faz a contagem, ou seja a data provavel do partopara quem fez fertilização in vitro?minha ultima menstruação foi dia 5 de março, retirei os ovulos no dia 25 de março e coloquei os embrioes no dia 27, como se faz esta contagem de primeira semana?QUAL E A DATA PROVAVEL DO PARTO, OBRIGADA FERNANDA

    ResponderEliminar
  2. Olá, minha querida Fernanda!
    Fiquei super feliz com o teu comentário! Sê bemvinda ao meu Blog, e volta sempre que quiseres! Ah! E já agora, podes falar sobre ele a amigos e familiares também!
    No teu caso, para saber a data provável do teu parto basta contar 266 dias a partir do dia 27 de Março, pois foi nesse mesmo dia que muito provavelmente os embriões se implantaram no teu Útero. Mas para ser mais fácil ver na tabela que coloquei à vossa disposição, basta contares 14 dias antes do dia 25, pois nessa tabela fazem a "tal" conta dos 266+14. Isto é, faz de conta que o 1º dia da tua menstruação foi no dia 1 de Março - o teu caso é muito diferente das gravidezes "comuns" porque se trata de embriões implantados no teu Útero.
    Quanto à tua gravidez, desejo-te as maiores felicidades e espero que te corra tudo bem! Se quiseres, vai dizendo qualquer coisa, ok?

    dulceeleina_83@hotmail.com

    Um abraço grande!

    ResponderEliminar
  3. Olá querida ainda bem que encontrei alguém q pudesse tirar um pouco de minhas dúvidas.
    estou grávida de 4 meses e provalvélmente 20 dias e gostária de saber mais-ou-menos a data prevista pro meu parto ,minha última mestruação foi dia 11,de março. Obrigada e td de bom pra vc tirei muitas dúvidas nesta página e outras do seu blog um abraço!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Romilda:
    Li o teu comentário agora mesmo... obrigado!
    Parabéns pela gravidez! Espero que corra tudo bem!
    Quanto à tua questão, no meu Post, no fim, onde diz "Clique aqui", podes fazer um clique para encontrares uma super tabela com datas prováveis de parto! Clica e verás quando poderá nascer o teu bebé!
    Um abraço grande, e volta sempre que quiseres!

    ResponderEliminar
  5. oi adorei ter encontrado esse blog foi muito bom para esclarecer todas as minha duvidas ...
    e me ajudou principalmente a ficar preparada para receber meu anjinho na data provavelmente no dia 21 ... de maio
    muito obrigada ...
    bjus

    ResponderEliminar
  6. oi adorei ... So uma perguntinha ... Como posso saber o dia em que o bebe foi concebido ...? a minha ultima menstruacao foi dia 25 de abril de 2012 , o meu parto esta previsto para dia 25 de janeiro de 2013, como posso saber o dia em que o bebe foi feito ?? Em que dia foi o acto sexual que deu origem a esse bebe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe-se que a ovulação se dá 14 dias após o primeiro dia da menstruação, aproximadamente. Sendo assim, faça esse cálculo e veja qual foi o dia. o seu bebé pode ter sido concebido nesse mesmo dia, mas também pode ter sido através do esperma que se alojou no seu útero desde ha 3 ou 4 dias antes... Portanto, faça as contas e tente lembrar-se em que dia poderá ter sido. Se foi em mais do que um que teve relações, acredite no palpite do seu coração!

      Eliminar
  7. oi gostaria de tirar uma dúvida, dia 07/11/2013 fiz uma ultrasson q constou que eu estava com 7 semanas e 4 dias de gravides, gostaria de saber qual mês exato fiquei grávida. pois não lembro data da última menstruação, grata pela resposta.

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...