terça-feira, 16 de março de 2010

Fecundação in Vitro


A Fecundação in Vitro destina-se, sobretudo, às mulheres que, por qualquer motivo, não têm Trompas de Falópio; às mulheres estéreis (anomalias no muco cervical); e aos casais cujo membro masculino seja estéril (quantidade reduzida ou insuficiente mobilidade dos espermatozóides).



Este método consiste em estimular os ovários com hormonas para provocar a ovulação de vários óvulos. Estes são recolhidos através de uma Celioscopia, ou pela punção directa do Ovário guiada pela Ecografia. Esta última é mais utilizada porque evita a anestesia geral necessária para a Celioscopia.
Os óvulos obtidos são postos em contacto com esperma numa proveta deixada a 37 graus centígrados durante 48 horas. Se decorrido este tempo ocorrer a fecundação, são colocados um ou mais ovos no Útero. Hoje em dia é mais comum ser inserido, com uso de uma seringa própria para o efeito, um espermatozóide no interior do óvulo.
As probabilidades de sucesso são maiores se forem colocados 2 ou 3 ovos no útero, mas também pode correr-se o risco de surgirem gémeos!



Aparentemente, o método é simples, mas exige uma equipa excelente de médicos e profissionais de Saúde.
A taxa de sucesso deste método é um pouco reduzida (no livro "Vou ter um bebé" de Laurence Pernoud, Editora Contexto indica que é de cerca de 15 a 20% por tentativa). Mas, se você tiver que fazer uso deste método para engravidar, não desanime com estes valores! Se falhar na primeira tentativa... tente outra vez! Verá que quando conseguir ter o seu bebé, todo o esforço valeu a pena!...


Actualmente, muitas crianças, no mundo inteiro, nasceram graças à Fertilização in Vitro. Mas é preciso saber que este método tem, frequentemente, mais complicações do que no caso de uma fertilização "natural" (abortos espontâneos, partos prematuros, atraso no crescimento do útero), o que faz com que os médicos considerem este tipo de gravidez como sendo "de risco".

Vídeo sobre Infertilidade e Fecundação in Vitro: Antes de clicar "Play", aconselho a parar o som do player do Blog, para poder apreciar devidamente este vídeo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...