quinta-feira, 25 de março de 2010

A gravidez de Gémeos


No mundo dos gémeos existem os "gémeos verdadeiros" e os "gémeos falsos".


  • Gémeos verdadeiros (gestação monozigótica):
Ao contrário do que se possa pensar, este tipo de gravidez é mais rara do que a de gémeos falsos.

Trata-se de uma gravidez em que 2 fetos foram originados por um único ovo que, a determinada altura do seu desenvolvimento, se dividiu em duas metades iguais. Ambos têm material cromossómico e genes idênticos, o que fará com que os 2 gémeos, ao nascerem, tenham o mesmo sexo e pareçam uma espécie de "réplicas" um do outro. Muitas vezes, a semelhança não é apenas física, como também intelectual e psicológica - assim como a predisposição para certas doenças.


Estes gémeos partilham a mesma placenta, o que pode causar desequilíbrio entre ambos, com um dos gémeos a receber mais sangue do que o outro. O primeiro arrisca-se a sofrer de insuficiência cardíaca porque tem uma tarefa suplementar a cumprir devido ao fornecimento excessivo de sangue. O outro gémeo, pelo contrário, corre o risco de adquirir anemia, ou de sofrer de Hipotrofia (insuficiência de desenvolvimento) devido ao reduzido fornecimento sanguíneo.


  • Gémeos falsos (gestação dizigótica):
Resulta da fecundação de 2 óvulos, cada um por 1 espermatozóide.

Cada um dos ovos tem as suas próprias membrana (córion e âmnio) e placenta, o que faz com que desenvolvam em conjunto, mas separadamente.
Quando nascem, não se assemelham mais do que dois irmãos "habituais", ou seja, nascidos com alguns anos de distância.
Estes gémeos podem ser de sexo diferente.

6 comentários:

  1. Os gémeos monozigóticos podem desenvolver duas placentas (gémeos monocoriónicos) ou possuir placentas individuais (gémeos policoriónicos) e existem gémeos monozigóticos de sexo diferente, embora seja raro (http://ukpmc.ac.uk/pagerender.cgi?artid=1299473&pageindex=1)

    Os gémeos dizigóticos podem parecer fotocópia um do outro tal como dois irmãos com dez anos de diferença.

    ResponderEliminar
  2. Prezada Dulce,
    Meu nome é Jemima, moro na capital de São Paulo e sou gêmea bivitelina. Criei um blog com o propósito de reunir histórias de gêmeos - contadas por eles próprios ou por seus familiares. Vale ressaltar que todos os textos são postados com os devidos créditos. Se puder divulgar entre seus contatos, fico muito grata.

    Qualquer dúvida, disponha!
    Abs, Jemima Pompeu
    jemimapompeu@gmail.com
    http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
    Twitter: @vizinhosdeutero

    ResponderEliminar
  3. Olá Jemina!
    Claro que farei isso!
    Adorei a ideia!
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. minha espoza esta gravida de gemias ,e mointo gostozo senti elas simecherem

    ResponderEliminar
  5. eu estou gestante de gêmeas já estou na 35 semana é muito bom elas mexendo e mexem muito...não vejo a hora delas nascerem eu e emeu esposo estamos muito felizes! minha gravidez foi muito tranquila graças a DEUS e minhas filhas estão muito saudáveis.

    ResponderEliminar
  6. oi,tenho 16 anos,to gravida de gemeos vou ver meus pipolhos hj na ultrasom dnovo!

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...