quarta-feira, 11 de março de 2009

Estarei grávida?

Existe uma crença popular de que a mulher sente imediatamente quando está grávida. Na verdade, eu também acredito nisto, embora existam muitos casos em que tal não acontece. Se foi o seu caso, não se sinta mal por isso, pois os sintomas iniciais da gravidez são idênticos àqueles sentidos pela mulher num período pré-menstrual:
  • devido ao acumular de sangue, a mulher sente um certo peso no ventre;
  • o peito torna-se mais tenso e irritável;
  • o apetite pode diminuir;
  • sente-se um pouco mais cansada do que o habitual.
 
O organismo da mulher, ao acolher um embrião sem o rejeitar - como habitualmente faz com proteínas estranhas - e ao cuidar dele até ao dia em que se transforma num Ser pronto para viver fora do ventre materno, está a concretizar um dos muitos milagres da Natureza.
Dada a nidação do óvulo fecundado, começa a produzir-se uma hormona chamada "Gonadotropina coriónica humana", a qual pode ser encontrada na urina da grávida e identificada através de um exame à urina (que pode pedir ao seu médico) - também se pode confirmar a gravidez com uma simples análise ao sangue.
 


Também pode comprar na Farmácia um "teste imunológico da gravidez" e fazer o exame da urina em casa. Este teste contem uma solução química que, misturada com umas gotas da primeira urina da manhã, mostra de forma viável a existência ou não de gravidez. Para tal, basta seguir correctamente as instruções. Porém, o teste pode dar resultados falsos, positivos ou negativos. Sendo assim, pode repeti-lo alguns dias depois, ou consultar o seu médico.
Após 2 menstruações em falta, o médico fará um exame vaginal para confirmar absolutamente a gravidez.
Mas atenção! Se os seus períodos forem irregulares, ou se estiver ansiosa, doente ou com stress, a falta de menstruação pode não ser uma indicação fiável.
Existem casos de mulheres que tiveram ligeiras hemorragias na altura em que teriam o período, mesmo depois de grávidas.
Além destes sintomas, existem outros que podem indicar que se encontra grávida, os quais não são iguais em todas as mulheres:
  • um estranho sabor metálico na boca;
  • tonturas e fraqueza;
  • aumento do corrimento vaginal;
  • enjoos e vómitos repentinos;
  • repugnância por certas coisas como, por exemplo, álcool, café e cigarro;
  • desejo por comer determinados alimentos ou doces;
  • urinar com frequência.
Se sente algum destes sintomas, então vá confirmar se está ou não grávida o mais brevemente possível!


24 comentários:

  1. ESTAREI GRAVIDA,APOS 13 DIAS A ULTIMA MESTRUAÇAO,'?' VEIO-ME NO DIA 24 SET. ----------------HOJE ESTOU ANSIOSA,TENHO 45 ANOS,OBRG.

    ResponderEliminar
  2. Ainda é muito cedo para saber! Até porque, normalmente, a ovulação dá-se após 14 dias da menstruação...
    Não fique ansiosa, por favor! A ansiedade é uma das coisas que dificulta conseguir engravidar, sabia? Não pense nisso!
    Quer um truque? Faça amor com o seu parceiro só por prazer, a gozar o momento, e só quando vos apetecer a ambos (não porque é "naquele dia" que se pode dar a ovulação!), entende?
    Além disso, comece desde já a ter uma alimentação super saudável e pratique desporto. Verá que, quando menos esperar, a cegonha vem a caminho!
    Força e fé!

    ResponderEliminar
  3. Tive relaçoes sexuais com o meu companheiro e agora estou com 12 dias de atraso da menstruação. Tenho tido muitas quebras de tensão e algum cansasso posso estar grávida? Aguardo respostas se alguem me souber dizer alguma coisa Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Faça o teste de gravidez, pois pode estar mesmo grávida!
    Obrigada eu por visitar o meu Blog! Esteja sempre à vontade para fazer as questões que achar necessário!

    ResponderEliminar
  5. Tive uma infecção urinária no inicio deste mês de fevereiro(dia7),(nunca tinha tido nenhuma até a data)mas tomei antibiotico e comprimidos para corrigir esse problema,acontece que nessa mesma semana era o meu periodo fertil e tive relações,apesar de tomar a pilula será que posso ter ficado grávida?o antibiotico corta o efeito da pilula sempre?tenho alguns sintomas, mas pode ser psicológico,por estar feliz com a ideia de ir poder ser mamã!
    quando devo fazer o teste, para que o resultado seja correcto?só quando houver falta de menstruação?!Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Olá Vera A.!
    Já me disseram que há antibióticos que não cortam o efeito da pílula, mas não lhe sei dizer se os indicados às infecções urinárias serão desses.
    A altura certa para se fazer o teste de gravidez com menor risco de erro é alguns dias depois da data da menstruação, se ela não vier.
    Se por acaso o resultado for negativo, não desanime! Há sempre tempo de se tentar engravidar!
    Um abraço e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Olá. Estou cheia de receio porque penso estar grávida. Em meados do mês de Janeiro tomei antibiótico mas o farmacêutico alertou-me que cortava o efeito da pílula. Posto isso, tomei precauções com preservativo, mas desde então estamos no fim do mês de Fevereiro e a menstrução ainda não veio. Já fiz um teste de gravidez mas deu-me negativo. Pode-me dar/aconselhar com uma sua opinião?

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Aguarda mais uns dias para ver se a menstruação vem. Sabes? Por vezes a anciedade pode provocar atraso, e dar a falsa ideia de poder estar grávida.
    Se ao fim desses dias a menstruação continuar sem aparecer, repete o teste. Se der negativo e após alguns dias a menstruação continuar sem vir, consulta um médico, pois pode ser um problema...
    Um abraço! Espero que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  9. ola, boa tarde eu e o meu namorado tivemos relaçoes sem o preservativo, e eu não tomo a pilula, passado um dia apos termos tido relaçoes fui a uma farmacia comprar um teste de gravidez, e deu negativo, mas faz-me imensa confusão ter dado negativo sem eu ter usado metodos contraceptivos.. será que posso mesmo estar gravida?

    ResponderEliminar
  10. Preciso de ajuda e so aquia consegui encontrar..
    à cerca de dois dias tive relaçoes com o meu namorado e eu não tomo pilula e ele não usou metodo contraceptivo [preservativo], o que me incomoda e que ontem fui a farmacia e comprei um teste de gravidez e tenho receio de estar mesmo que no teste tenha dado negativo..
    Ajude-me, será que estou mesmo grávida?

    ResponderEliminar
  11. Não sei se são a mesma pessoa ou, se por coincidência, são duas pessoas diferentes com o mesmo problema...
    A verdade é que ainda existe a possibilidade de estar grávida, sim. O ideal é aguardar mais uns dias e repetir o teste, ou então fazer uma análise sanguínea pois o resultado é muito mais seguro.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Olá;
    Estou tentando engravidar, mas minha menstruação é totalmente desregulada, mês ela vêm, outro não, será que isso possa me dificultar a engravidar?

    ResponderEliminar
  13. OLá Bom dia sou a Cristina!
    Queria saber se estou gravida!
    DEixe de tomar a pilula este mes! A mesntruação vei-mo do dia 24 a 27 de maio e tive relações com o meu marido nestas duas semanas todos os dias hoje sinto dores no fundo da barriga porque será?
    Agradecia resposta! Muito obrigada abraço

    ResponderEliminar
  14. O meu ultimo periodo veio dia 02/11 e costuma adiantar um pouco, 2 ou 3 dias. Tive relações dia 12, 13 e 17. Tenho os seios inchados e sensíveis e desde há 4 dias sinto um peso na barriga e uma moínha como se estivesse p aparecer o período...mas nem sinais dele. Estarei grávida? qd posso fazer o teste? tenho 37 anos e queria mt ter um bebézinho:)

    ResponderEliminar
  15. Quem sabe? Porque não faz o teste? Mas volte a repetir daqui a uma semana, para que o resultado seja mais seguro, visto que passou pouco tempo. Mas atenção! A ansiedade não ajuda nada durante o processo de tentar engravidar! E, por vezes, pode levar-nos a pensar que já nos encontramos grávidas erradamente!... Desfrute desta fase ao máximo com o seu marido e verá que a cegonha virá bater-lhe à porta quando menos esperar! Mas se o problema persistir, consulte o seu Médico.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. Olá :) , sou nova e estou com algumas duvidas . perciso de ajuda .
    mestruei no dia 25 , e depois no dia 15.. logo este mes teria de vir no dia 15 . e no entanto ja atrasou 5 dias . o meu marido ja notou o meu peito maior e eu tambem , estou sempre com vontade de urinar e urino muitas vezes .. e sinto-me mais cansada do que o normal . estarei gravida? ajudem - me pfv

    ResponderEliminar
  17. Olá ! O meu periodo veio dia 7 de março até dia 10 do mesmo mês... mas tenho andado muito cansada, tenho algumas veias que se notam mais no meu peito , sinto que a minha barriga aumentou, tenho tido falta de apetite e só me apetece comer doces, poderei estar grávida??

    ResponderEliminar
  18. minha ultima menstruação veio no dia 19/06/2012e foi embora dia 23 até agora dia 03/07/12 ela não voltou se estiver de quanto tempo +ou- será?

    ResponderEliminar
  19. Peço desculpa pelo atraso em responder à mensagem, mas suponho que a esta altura já deverá saber a resposta à sua questão. Sinceramente espero que esteja a gozar de uma bela gravidez... É uma fase maravilhosa na vida de uma mulher!

    ResponderEliminar
  20. ola ! estou com uma duvida ... eu e o meu namorado tivemos este mes relaçoes sexuais e em duas dessas vezes fizemos amor sem nenhuma proteção mas tanto uma vez como outra nao foi mais do que um ou dois minutos. e ele nao ejaculou dentro de mim. será que corro algum risco de estar grávida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim.Corre um risco, embora muito pequenino, de ficar grávida. Eu explico porquê: há homens que deitam um líquido translúcido pelo pênis antes de ejacular numa relação sexual, e nesse líquido podem estar alguns espermatozoides. É extremamente difícil de acontecer, mas pode ficar grávida.

      Eliminar
  21. Ola o meu período foi de 12 a17/2 desse ano e tive relações com o meu marido no 14o dia até o 18o tenho os seios cheios sinto dor e peso no baixo ventre me sinto cansada e com tonturas estarei grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Existe uma forte possibilidade de estar grávida, mas o melhor é fazer um teste de gravidez para confirmar (ou não) a sua gravidez. Se der negativo, não fique triste, pois a ansiedade é a maior inimiga para tornar possível a gravidez!
      Um abraço e boa sorte!

      Eliminar
  22. Boa noite, a minha ultima menstruação foi no dia 21 de Março e ate agora nao me veio mais, tenho dito desejos, mal disposições , fraqueza, bastante apetite e a barriga esta rija por vezes tenho dores no estômago, muita fome, e vou varias vezes urinar , poderei estar gravida?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...