segunda-feira, 9 de março de 2009

Quero engravidar... O que devo fazer?

Não há dúvida de que é bom planear a gravidez com antecedência, pois não só aumenta a própria possibilidade de engravidar, como também é mais uma garantia de que o bebé irá ser saudável.
Existem livros que indicam que o ideal seria o casal planear a gravidez com 3 meses de antecedência. Na minha opinião pessoal, deve fazê-lo assim que se sintam prontos para assumir a tarefa de serem pais!
A saúde do bebé pode ser comprometida nas primeiras semanas de vida, quando nem sempre se conhece a sua existência. Sendo assim, se planeia engravidar e não quer que nada de mal aconteça ao seu bebé, existem algumas dicas que lhe posso dar:
  • Mantenha-se em forma;

  • Alimente-se de forma saudável;

  • Tente largar os "vícios";

  • Verifique se no seu local de trabalho existem riscos que ponham em causa a saúde do bebé;

  • Procure saber se tem familiares próximos com doenças hereditárias;

  • Tenha a sua vacinação em dia.

A principal vantagem de planear a gravidez é, sem dúvida, ter tempo para analisar problemas e, se assim for exigido, resolvê-los.


> O que posso fazer para me manter em forma?


Para se manter em forma, faça exercício físico - por exemplo: natação ou caminhadas, durante pelo menos 20 minutos por dia.


> Que tipo de alimentação devo ter?


Basta comer alimentos frescos, de uma forma variada. O ideal é que a mãe tenha um peso equilibrado com a sua altura. Mas, se estiver gorda ou magra demais, consulte o seu médico. Ele poderá achar necessário fazer uma dieta conforme a sua situação. Se o seu problema de peso não for grave, não faça nenhuma dieta!

> Fumar e/ou ingerir alcool pode comprometer a gravidez?


Sim. Não só prejudicam o bebé antes e depois do nascimento, como também afectam a fertilidade do casal. Sendo assim, deve parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas assim que pretender engravidar.

> Que riscos poderão existir no meu local de trabalho que prejudiquem a gravidez?

Existem substâncias químicas que podem dificultar a concepção ou constituir perigo para o bebé, como por exemplo: o Chumbo, os anestésicos, ou os Raios X. É importante falar com o médico, pois pode ser necessário mudar de local de trabalho antes de engravidar - ou fazer todos os possíveis para evitar os riscos. Outra questão que poderá surgir no seu local de trabalho que prejudica a gravidez será o levantamento de grandes pesos. Quanto aos ecrãs dos computadores, parecem não constituir perigo.


> Como poderão as doenças hereditárias afectar a gravidez?

Se ambos os progenitores tiverem familiares próximos que sofram de doenças hereditárias (por exemplo: Hemofilia ou Fibrose Cística), existe a possibilidade de esta ser transmitida ao bebé. Fale com o seu médico. Ele poderá encaminha-la para uma consulta de aconselhamento genético onde poderão prever os riscos que corre. Mas não fique muito alarmada com esta questão! Grande parte dos casos não corre o risco de transmissão, só quando ambos os pais são portadores do gene que causa a doença. E se sofre de alguma doença, como por exemplo diabetes ou epilepsia, fale com o seu médico pois poderá ser necessário alterar a sua medicação.

> E se não estiver vacinada convenientemente?

Se contrair a rubéola durante a gravidez, especialmente nos primeiros meses, esta poderá afectar gravemente o bebé. Antes de engravidar faça análises ao sangue para saber se está imune. Se não estiver, o medico poderá prescrever-lhe a vacina. Mas, atenção! Não deve engravidar durante os 3 meses que seguem à data da vacinação!


Embora haja médicos que não considerem esta questão relevante, o ideal é parar de tomar a pílula 3 meses antes de engravidar, para que o corpo feminino retome o seu ciclo normal e assim tornar mais previsível a data do parto.

Existem livros que referem que a melhor idade para ter um filho situa-se entre os 20 e os 30 anos de idade, pois à medida que os anos vão passando, aumenta o risco de uma gravidez difícil e de o bebé poder ser portador de Síndrome de Down, principalmente depois dos 35 anos. Quanto às mães menores, estas correm maiores riscos de terem bebés prematuros ou nados-mortos.

Quanto à minha opinião, futura mamã, quer tenha 18 ou 40 anos, tente engravidar sem medo! Basta ter uma relação emocional estável, o corpo em boa forma, boa saúde e um bom médico que a acompanhe!

8 comentários:

  1. UM BEBE E MUITA RESPONSABILIDADE POREM E UMA DADIVA DE DEUS E UM PRESENTE MAIS AGRADAVEL PARA A MULHER ESTOU PRETENDO TER UM NAO TENHO VICIOS E ESTOU SAUDAVEL

    ResponderEliminar
  2. adorei as mensagens passadas sobre gravidez.
    estou gravida e estou sempre atenta as novidades
    e me cuidado e cuidado do meu bebÊ.27/04/2010

    ResponderEliminar
  3. Gostei dos concelhos, tenho 32 anos e estou casada a 1 ano e 9 meses e já estamos a pensar em ter o nosso filho. Sou indecisa quanto a tomada dessa decisão, talvez por receio tenho adiado esse momento, por causa das mudanças que teremos nas nossas vidas... adorei as dicas.

    ResponderEliminar
  4. Procure engravidar quando se sentir pronta, para assim viver a gravidez com o máximo de alegria possível.
    Um filho muda, sim, a nossa vida! Temos de viver em função dele, e passamos sempre a ficar em último plano!... Mas, quando sorrí para nós, ou nos acaricia o rosto, ou nos chama mamã... vale a pena todos os sacrifícios que fazemos por ele!... Pense nisso!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. AMEI TDS AS EXPLICASÕES TENHO SEMPRE MUITS DUVIDAS!!!MUIT OBRIGADA!!

    ResponderEliminar
  6. Oi adorei o seu blog
    Eu tenho 17 anos, e estou tentando engravidar a sete meses, e n consigo
    demora muito tempo assim mesmo pra conseguir ,ou eu e meu parceiro temos algum problema pra conseguir?
    Bjss
    bgd!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      És tão jovem e queres ser mãe? Porque não gozas um pouco mais da tua juventude antes de dar um passo assim tão grande destes?
      Mas bem, vou responder à tua questão:
      talvez o teu problema seja a ansiedade.
      Um abraço e, por favor, reflete um pouco sobre as minhas palavras, ok?

      Eliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...