sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Em forma e beleza durante a Gravidez

Especialmente durante a gravidez, é importante que a futura mamã se sinta bem consigo e com o seu corpo. Eu conheço grávidas que começam a sentir-se fragilizadas perante os seus maridos/companheiros porque se acham gordas!


Beber bastante água estimula o metabolismo e faz bem à pele, tornando-a mais elástica e livre de impurezas. Também é bom massajar o corpo com óleo ou creme hidratante - há médicos(as) que aconselham colocar cremes gordos anti-estrias sobretudo na barriga (e seios também), para ajudar a evitar que a pele "estale" com o constante crescimento do bebé dentro do Útero que, inevitavelmente, estica a pele da barriga.
O corpo da futura mamã vai mudar consideravelmente, pelo que é essencial começar por aceitar bem essas mudanças, sentindo-se bela e resplandescente - Sim! As mulheres são lindíssimas quando estão grávidas!
Mas não é só em termos físicos que se deve preparar... também o deve fazer psicológicamente...
O medo da dor de parto é um exemplo daquilo que pode perturbar psicológicamente a grávida. Sendo assim, é essencial que a futura mamã saiba pormenorizadamente tudo o que se vai passar durante a gravidez e na altura do nascimento. Se estiver bem informada, ajuda a que não se surpreenda/assuste e fará com que antecipe reacções, dando-lhe confiança e tranquilidade.
A prática de exercício físico atribui bem-estar no período gestacional, e ajuda a ter um parto mais tranquilo. Os exercícios melhoram a circulação sanguínea, relaxam, aumentam a capacidade pulmonar e garantem energia extra à futura mamã.

Desporto durante a Gravidez:

A prática de uma actividade desportiva durante a gravidez é, com certeza, benéfica, pois faz com que se sinta melhor e apresente melhor aspecto físico.
Os músculos são fortalecidos e alguns incómodos da gravidez (prisão de ventre e fadiga) podem ser atenuados. Para além disso, a actividade desportiva ajuda a suprimir as tensões físicas e emocionais. Se estiver físicamente em forma, tem mais probabilidades de ter uma gravidez sem complicações e um parto mais fácil.
Mas a prática de desporto na gravidez requer, obviamente, bom senso: Não se obrigue a fazer algo que não lhe apetece, e pare para descançar se sentir necessidade disso. Poderá consultar o seu médico quanto à actividade física que melhor se adapta ao seu caso.

Fitness:

Se participava em aulas de Aeróbica de Fitness antes de estar grávida deve, antes de mais, consultar o seu médico para saber se este desporto é aconselhável para si. Se não o considerar perigoso, informe o(a) Técnico(a) Responsável acerca da sua gravidez.



Andar de Bicicleta:

Se continua a proporcionar-lhe prazer, então poderá andar de bicicleta até aos últimos meses de gravidez, mas em terreno plano e a um ritmo moderado.
Se o seu médico detectar em si vestígios que possam indiciar um aborto ou um parto prematuro, arrume a bicicleta a um canto!

Jogging:

Se já tem por hábito praticar Jogging, então poderá continuar a fazê-lo durante a gravidez.
Não se ponha, porém, a correr maratonas e não se canse demasiado ou aumente excessivamente a temperatura corporal.
Beba muitos líquidos, e use soutien de desporto e sapatilhas com solas almofadadas.

Ténis:

Se já jogava antes de ficar grávida, poderá continuar a fazê-lo, mas sem se esforçar demasiado!

Patinagem e Esqui:

Não é consensual as opiniões quanto à prática destas actividades desportivas na gravidez.
Pessoalmente considero perigosas devido aos saltos e, sobretudo, à possibilidade de quedas aparatosas que podem pôr em risco a vida do bebé.


Natação:

A Natação é um desporto bastante recomendável durante a gravidez, pois fortalece os músculos e os pulmões.
Existem cursos de Natação específicos para mulheres grávidas.

Equitação:

Existem mulheres que continuam a particar Equitação durante a gravidez. No entanto, este desporto é considerado arriscado devido à possibilidade de acidente, o qual pode desencadear um aborto ou um parto prematuro.

Ginástica:

Quanto a este desporto, não o deve praticar no caso de se tratar de executar acrobacias, obviamente! Mas há ginástica propria para grávidas!
Se tiver a possibilidade de participar num curso de preparação para o parto, não hesite em fazê-lo! Ser-lhe-ão ensinados exercícios de relaxamento (que também poderá praticar em casa), formas de lidar com as dores de parto e, além disso, discutir-se-ão aspectos relativos à maternidade e paternidade, e terá a oportunidade de partilhar e obter apoio emocional de outras mulheres grávidas.


9 boas razões para praticar desporto durante a Gravidez:
  1. Actua no Sistema Cardiovascular da grávida, que nesse período tem um volume maior de sangue em circulação, e ajuda na oxigenação das células.
  2. Proporciona um estado de realxamento que é fundamental nesta fase. O organismo está a ser submetido constantemente a situações naturais de stress e emoções.
  3. Ao fazer exercício, adquire uma maior percepção do seu corpo, o que fará com que compreenda melhor as transformações que estão a ocorrer consigo, se sinta mais segura e esteja mais preparada para o parto.
  4. Ajuda a queimar calorias, impedindo que engorde além do necessário.
  5. O corpo em movimento garante um melhor funcionamento dos intestinos, que durante a gravidez e pós-parto costumam ficar "preguiçosos".
  6. Aumenta a sua capacidade pulmonar e também ajuda a controlar o ritmo da respiração.
  7. Fortalece os músculos das pernas e da barriga, favorece o bom posicionamento da Coluna e ajuda a suportar melhor o peso do bebé.
  8. Com a musculatura fortalecida, o seu desempenho no momento da expulsão do bebé no parto será melhor. Além disso, a recuperação pós-parto é mais rápida.
  9. Dá mais flexibilidade ao corpo e também contribui com uma dose de energia extra. A boa forma física deve ser uma meta a alcançar para todas as futuras mamãs.


Conselhos para a prática de Desporto durante a Gravidez:
  • Se não estiver em forma, deverá começar suavemente e aumentar de intensidade pouco a pouco;
  • Pratique a actividade desportiva que lhe dê mais prazer, desde que não seja desaconselhado pelo(a) médico(a);
  • Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar a sua actividade desportiva;
  • Deve ingerir líquidos para compensar as perdas em suor;
  • Use um bom soutien de desporto;
  • Evite os movimentos bruscos, saltos e situações em que tenha de aplicar muita força;
  • Goze períodos de descanço suficientes e jamais teste os limites da sua capacidade de esforço;
  • Termine imediatamente a sua sessão de exercício físico assim que notar dores, quebras de tensão ou hemorragias, e consulte o seu médico.



O risco de um Aborto:

Se já sofreu um aborto, ou deu à luz um bebé prematuro, ou teve complicações nesta gravidez, deverá praticar exercício físico com muita moderação.
A certas mulheres o(a) médico(a) poderá mesmo desaconselhar a prática de qualquer tipo de exercício físico.

2 comentários:

  1. Ola Dulce. Adoro teu blogue, pois tem um astral muito bom mesmo. E esse titulo me da muita inspiraçao. Um beijao!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Também gosto do teu Blog, embora defenda um objectivo muito inverso à minha realidade: tu queres perder peso... eu sou um pouco magra demais! Lol
    Quanto ao título do Blog, nem imaginas como foi difícil chegar a este nome! Eu Procurava algo relacionado com "plenitude", pois é assim que eu vejo as mulheres que são mães, "plenas" consigo mesmas! Entretanto pensei em encontrar uma palavra que se dirigisse, sobretudo, às mulheres que tentam ter filhos. Ou seja, que se relacionasse com sonho, futuro, projecto e meta... "Horizonte Pleno"! Quando cheguei a esta conclusão, fiquei radiante, pois eu também adoro este Título!
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...