quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relaxe e descontraia na Gravidez!


Atualmente é comum ouvir-se falar acerca do Stress, o qual pode ser prejudicial para a sua gravidez. Pode desencadear estados de inquietação, insónias e depressões.
Quanto à sua vida diária, rodeie-se de um clima de tranquilidade durante toda a gravidez. Evite discussões e descanse longe do barulho, ouvindo música relaxante. Acredita-se que o bebé ouve os sons exteriores a partir do 5º mês de gestação, e proporcionar-lhe esses momentos de harmonia é bom para ele.
Quanto à sua vida laboral, acredita-se que quando as mulheres grávidas continuam a trabalhar, sentem mais confiança e estabilidade. Mas, quando o cansaço físico dificulta a sua atividade, ou quando as exigências emocionais forem excessivas para si, fale acerca disso com o seu médico, que lhe poderá conceder Baixa Médica.
Existem casos em que se torna necessário ter acompanhamento psicológico.
O certo é que uma das maneiras mais eficaz de lidar com o Stress é aprender a descontrair-se.
Existem atividades e exercícios de relaxamento que a ajudarão a libertar-se do Stress: a meditação, o ioga, as massagens, os passeios a pé, ver televisão, ir ao teatro e/ou ver um bom filme.


Dúvidas acerca da Maternidade:

A Maternidade é, sem dúvida, uma das mais maravilhosas experiências que uma mulher pode viver. Mas, da mesma forma que surgem sentimentos de ternura, também aparecem o receio e o temor que deixam a grávida confusa. Estas alterações devem-se às intensas secreções hormonais.
Fale com o seu médico. Se for necessário, poderá ter apoio de um(a) psicólogo(a), que fará sentir-se melhor, e isso é benéfico para o seu bebé!

Exercício de Relaxamento:
  1. Deite-se no chão, com as pernas um pouco afastadas e com a cabeça e ombros encostados a uma almofada, de modo a que não fique com as costas na horizontal (prejudica a circulação sanguínea no bebé);
  2. Assente os braços no chão ao longo do tronco, e estique os dedos;
  3. feche os olhos e tente não pensar em nada;
  4. Descontraia todos os músculos do seu corpo, até os sentir lassos e pesados;
  5. Respire lentamente através do nariz, enchendo os pulmões de ar;
  6. Expire suavemente pela boca;
  7. Repita este exercício até se sentir totalmente relaxada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...