quinta-feira, 12 de março de 2009

Estou grávida!... E agora?

Uma gravidez normal dura cerca de 266 dias, desde a concepção até ao dia do parto, sendo que o momento mais provável para conceber é o da ovulação.
Num ciclo regular de 28 dias, a ovulação dá-se 14 dias antes da seguinte menstruação. Sendo assim, para calcular a data provável do parto, conte 280 dias (266+14) a partir do primeiro dia da última menstruação.
Atenção! Isto é apenas uma orientação! A duração média da gravidez, normalmente, é de 40 semanas, mas é bastante comum encontrar casos de gravidez que duraram entre as 38 e as 42 semanas.


E agora, o que devo fazer?

Durante a gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses de vida, os órgãos do bebé estão em formação. Para que não comprometa a saúde do seu bebé deve:
  • Evitar fumar, pois este simples acto priva o seu bebé de Oxigénio. Acredita-se que os filhos de mamãs fumadoras têm mais tendência a serem prematuros, ou a nascerem com baixo peso ou com malformações, ou morrem após a nascença, ou pior... podem abortar. Sendo assim, deixe de fumar. Se não conseguir, fume cigarros com baixo teor de alcatrão, racione os cigarros, não inale o fumo e apague-os a meio. Se não é fumadora activa, evite os ambientes com fumo, pois os médicos acreditam que uma das causas da morte súbita dos bebés é "fumar passivamente";
                        • Tentar não beber álcool, pois pode afectar gravemente o desenvolvimento do bebé. Sendo assim, o ideal, mesmo, é não ingerir álcool durante a gravidez, especialmente bebidas espirituosas;
                        • Deixar de tomar medicamentos que não foram receitados pelo médico, inclusivamente aqueles que se tomam normalmente, como a aspirina, pois estes podem ter efeitos nocivos ou desconhecidos para a saúde do bebé. E se sofre de alguma doença crónica (por exemplo: diabetes), é provável que o seu médico altere as dosagens;
                        • Evitar comer carne crua, e lave bem as mãos sempre que pegue nela. Evite também de limpar excrementos de animais, e se o fizer, use luvas e lave bem as mãos logo de seguida. Quer os excrementos dos animais como a carne crua podem conter um parasita chamado Toxoplasma, o qual é muito perigoso para o feto;

                        • Jardinar com luvas;
                        • Lavar bem os vegetais e as frutas antes de os comer;
                        • Evitar comer excessivamente a Dourada, o Peixe-espada e o Atum, pois tratam-se de peixes com níveis elevados de metilmercúrio que podem causar danos no sistema nervoso central do feto;


                        • Ingerir Ácido Fólico. Este suplemento evita problemas de mal formação do bebé tais como: a Espinha Bífida, a hidrocefaleia, e as deformidades esqueléticas. Também evita problemas como a redução da capacidade de movimento, epilepsia, obesidade, e complicações urológicas (por exemplo: incontinência urinária).


                        Ah! Parabéns!

                        36 comentários:

                        1. Parabéns to gravida de 4 meses é uma menina e farei tudo o que vc recomendou!!!!
                          Bjosss

                          ResponderEliminar
                        2. Li a matéria e achei otíma! Agora tenho uma duvida.
                          Eu descobri que eu estava gravida com 2 meses e alguns dias... e antes deste tempo eu tomei muitos remédios em consequencia de ter me cortado e por ter tido uma virose logo apos!Tenho que ficar preocupada?

                          ResponderEliminar
                        3. Olá, minha querida!
                          Antes de mais, parabéns pela tua gravidez!
                          Gostei que tenhas vindo ver o meu Blog, e espero que o faças mais vezes (significa que gostas, não é? Lol). Também podes falar sobre ele a amigos e familiares!
                          Quanto à tua questão: dizem que quando o bebé "sobrevive" até aos 2 meses, que é válida a máxima "tudo ou nada", ou seja, se tomas-te essa medicação e ele sobreviveu, é bom!
                          Mas eu não te quero mentir, não sei até que ponto a medicação não terá alterado algo no bebé... o melhor é consultar um médico o mais rápido possível, colocar-lhe esta questão, e fazer os exames que forem necessários.
                          Um abraço grande!

                          ResponderEliminar
                        4. adorei as dicas, estou grávida de 17 semanas do segundo filho e estou radiante e muito curiosa pra saber o sexo pois o pai sonha cm um menino já q temos uma menina linda d 8 anos chamada larissa. boa sorte!!!!!!

                          ResponderEliminar
                        5. OLÁ!! PARABÉNS PELO SITE... ADOREI AS MENSAGENS!!ESTOU COM UM ATRASO NAS MINHAS REGRAS E NÃO É DE COSTUME ACONTECER, PERDI DOIS BEBES DE 2 MESES, TOMEI ALGUMAS MEDICAÇÕES COMO XAROPE, ANTIINFLAMATÓRIO OU ATÉ REMEDIOS CONTRA GRIPE... BEBI E FUMEI SOCIALMENTE COMO DE COSTUME ATÉ A ALGUNS DIAS ATRAS... ESTOU PREOCUPADA... O EXAME DE URINA Q FIZ HJ DEU NEGATIVO, MAS NÃO CONFIO... Q FAÇO??

                          ResponderEliminar
                        6. Olá! Antes de mais queria agradecer o facto de teres comentado o meu Blog! Volta sempre que quiseres!
                          Quanto à tua questão: aguarda mais alguns dias e repete novamente o teste (no caso de ainda não ter vindo a menstruação). Quando fizes-te este primeiro teste, podias estar nos primeiríssimos dias da gravidez, quando no teu organismo as hormonas ainda não se encontram em quantidade suficiente para dar "positivo" no teste, daí esse resultado.
                          Conheço uma mulher que fez um teste que deu negativo e, após uma semana, repetiu o teste e já deu positivo! Agora está grávida!
                          Mas, no caso de dar novamente negativo, tens de consultar um médico!
                          Outra coisa... se as coisas não acontecerem como desejarias, tenta de novo! Não desistas de engravidar, se é isso que queres!
                          Um abraço!

                          ResponderEliminar
                        7. Olá, parabéns pelo Blog....
                          Gostaria de saber quais os males que meu bebezinho pode ter, pois descobri que estava grávida com 10 semanas e ainda fumava, uns 5/6 por dia... Agora estou super nervosa.... O que poderá acontecer???
                          Muitissimo obrigado.... Laiz

                          ResponderEliminar
                        8. Olá, Laiz!
                          Antes de mais, parabéns pela tua gravidez!
                          Obrigado por teres comentado o meu Blog. Fico feliz por saber que ele pode servir de meio para ajudar mulheres grávidas... como tu!
                          Não te vou mentir... não sei até que ponto esses cigarros que fumavas poderão ter afectado o teu bebé...
                          Aconselho-te a consultares um médico o mais rápidamente possível, e coloca-lhe essa questão. Podes pedir-lhe, inclusive, que te permita fazer uma análise sanguínea numa Consulta de Genética, a qual servirá para despistar anomalias no bebé (sobretudo as Trissomias). Não sei se será necessário pagar...
                          Se estiver tudo bem, é porque esse bebé tem mesmo vontade de viver! E se tal te acontecer, por favor, deixa de fumar!!!
                          Um abraço grande!
                          Se for possível, manda notícias, OK?

                          ResponderEliminar
                        9. oie eu estou suspeitando que estou gravida
                          estou com muito medo sou tao pequenina
                          sou tao nova tenho só 16 aninhos.
                          tou tao nervosa mais ao mesmo tempo tou
                          tao anciosa pra que a minha barriquinha creca
                          logo quero escultar o coracaosinho dele ou delaaa
                          é isso tou muito nervosa.
                          obrigada xauzinhu,bjus!
                          obrigada por me esculta,rsrsss...

                          ResponderEliminar
                        10. Estou grávida de 2 meses e estou muito anciosa, pois é minha primeira gravidez e muito desejada tanto por mim qto pelo pai e todo restante da familia. Sera primeiro neto (a), 1 sobrinho (a) , 1 bisneto (a),1 tataraneto (a).É incrivel e creio muito que esta criança vem para transformar vidas. Por isso gostaria de dicas para ter uma gravidez mais e mais tranquila.
                          Ja estou tomando o acido folico, procuro comer bem, mas estou enjoando demais, na maioria das vezes passo mal e acabo vomitando tudo que comi.
                          desde ja agradeço
                          Adriana Lima Gugel

                          ResponderEliminar
                        11. Olá, Adriana!
                          Antes de mais, parabéns! É maravilhoso estar grávida! Falo por experiência própria, pois estou grávida de 25 semanas neste momento!...
                          Quanto aos enjôos, o melhor é falares sobre esta questão ao teu médico, e ele irá receitar-te uns comprimidos óptimos para náuseas e enjôos!
                          Um abraço e volta sempre!

                          ResponderEliminar
                        12. Ola boa tarde, estou gravida porque fiz o teste de farmacia, e deu positivo, mas não sei qual o sexo do bebé , estou anciosa pra saber, pela sua experiencia o que vc axa que é o sexo do meu bebé? É que eu tenho um ciclo de 28 dias então minha ultama menstruação deu inicio no dia 28/9 então no dia 10 de setembro daria o decimo quarto dia , dia da ovulação, mas estive atenta e aquela clara de ovo que vem no dia da ovulação apareceu no dia 11 de set. as 13hs, entretanto eu fiz amor sem camisinha no dia 6 de setembro a noite as 23hse fiz uma pausa e fiz outra vez no dia 10 de setembro a noite e no dia 11 de set assim que notei a clara de ovo na minha vagina. Gostaria de saber o que vc acha que vai ser o sexo do meu bebé? obrigada.

                          ResponderEliminar
                        13. Olá!
                          Confesso que essa pergunta me apanhou de surpresa!...
                          Não sou Deus nem nenhum ser sobrenatural para saber esse tipo de coisas! Lol
                          Mas, por alguns artigos que lí em livros sobre maternidade, e por experiência própria, talvez tenha hipóteses de ser uma menina visto que teve relações 4 dias antes da ovulação. Ou seja, os espermatozóides X (que geram as meninas) tem uma duração média de vida superior à dos espermatozóides Y (que geram os meninos), e eles aguardam que o óvulo saia para o fecundar. Mas isto tudo depende também da força de vitalidade do esperma do seu parceiro, pois podem durar menos tempo que nalguns outros casos! E, além disso, ele até pode ter tendência para gerar mais quantidade de espermatozóides Y, entende?
                          Isto é, se teve sorte com os que lá ficaram do dia 6 de Setembro, pode ser menina! Se antes foi fecundada nos dias 10 e 11, pode ser menino, pois os espermatozóides Y são mais rápidos e ágeis e chegam mais depressa ao Óvulo!
                          Mas, enfim, isto é apenas uma teoria que resulta de alguns estudos que fizeram, mas nada garante que seja 100% fiável!
                          Desculpe se não consegui responder à sua pergunta concretamente, mas vou dar-lhe um conselho: normalmente na Ecografia das 12 semanas o(a) médico(a) lhe poderá dar uma indicação do que poderá ser, embora só se tenha a certeza absoluta na Eco das 22 semanas. Por isso, tenha calma, não pense muito nisso... Pense antes que corra tudo bem e que seja abençoada com um bebé perfeitinho, seja de que sexo for!...
                          Beijos grandes e felicidades!

                          ResponderEliminar
                        14. Olá, boa tarde!!
                          Bom meu caso acho que eh um pouco complicado, pois menstruei dia 07/10/2010, meu ciclo são de 28 dias, hj ja eh dia 12/11/2010 e desconfio que estou grávida, pois minha menstruação nunca atrasou. Durante esses dias ingeri um alto teor de alcool e fumei bastante, pois estou de ferias e só curtindo..estou mto preocupada de ter um aborto espontaneo por esse motivo!! Gostaria de saber de quantos dias eu estou gravida??e se pode ter algum problema??

                          ResponderEliminar
                        15. Olá, minha querida!
                          Antes de mais, obrigado por teres visitado o meu Blog!
                          Quanto à tua questão, o melhor é fazer um teste de gravidez o mais rápido possível, pois só ele é que te poderá dizer se de facto estás mesmo grávida ou não. Se der positivo, vai ao médico o mais breve possível e coloca-lhe esta questão.
                          No caso de estares grávida, continua a curtir a vida, mas sem alcool e tabaco! Sei de pessoas que ficaram grávidas em situações como a tua e têm bebés saudáveis! É uma questão de moderação assim que há a confirmação da gravidez!
                          Se não estás grávida, mas gostarias de estar, procura então fazê-lo sem alcool e tabaco, ok?!
                          Um abraço!

                          ResponderEliminar
                        16. ola!estou ansiosa pa engravidar ja tentei de todas as formas nao consigo ja fiz amor no 14ºdia antes da minha menstruação e nada o que devo fazer+ ja perdi as esperanças

                          ResponderEliminar
                        17. Existe um método que é bastante antigo, mas que comigo resultou:
                          Desde o primeiro dia após a tua menstruação põe o despertador a tocar bem cedo, de manhã, e mede a tua temperatura corporal (pões o termómetro debaixo da língua, sem sair da cama nem te destapares de lençois ou cobertores). Apontas o dia do mês num papel e a temperatura que te deu. Repetes este gesto todos os dias, à mesma hora, até a menstruação voltar. A temperatura não será sempre igual, mas chega um dia em que ela começa a subir muito, o que indica que estás quase a ovular. Começa a ter relações a partir desse dia para aumentar as probabilidades de sucesso. Depois 2 ou 3 dias atinge o máximo de temperatura e no dia seguinte desce (dia da ovulação!). Irás reparar que pode não coincidir aos tais 14 dias após o 1º dia da menstruação.
                          Outra coisa, eu desconfiei que estava grávida graças a este método: se depois do dia da ovulação a temperatura começar a descer muito, até teres quase os mesmos valores que tinhas logo a seguir à menstruação, não estás grávida e a menstruação virá. Mas se a temperatura desceu pouco e notas que se mantém quase na mesma, mas com valores ainda um pouco altos, então poderás estar grávida! Mesmo assim convém esperar pelo dia da menstruação e, se ela não vier, é que então podes fazer o teste!
                          Um abraço e boa sorte!

                          ResponderEliminar
                        18. Olá Dulce creio q estou grávida pois nao tenho atraso na minha menstruação e tirei o DIL o mes passado, estou me sentindo muito estranha seios grandes e doloridos meu abidomem está crescendo e tenho salivado muito e dormido bastante, meu namorado nao quer fazer fazer o teste HCG diz q quer uma surpresa, só q tenho medo pois tenho 38 anos.

                          ResponderEliminar
                        19. Olá Rubens!
                          Obrigada por visitar o meu Blog! Fico feliz quando vejo que o comentam!
                          Eu, pessoalmente, preferia fazer o teste, mesmo que o namorado não concorde de todo com isso. Se der positivo, ele terá a surpresa na mesma, não é? É que sabendo que está grávida já começa desde já a ter cuidados pré-natais, muito importantes para o bom decorrer da gravidez, sobretudo quando se tem a sua idade!
                          Espero que tome a atitude mais correcta e, em função dela, tudo lhe corra bem!
                          Um abraço e... boa sorte!

                          ResponderEliminar
                        20. oiee eu gostei muito dos comentarios do blog . e tenho uma duvida estou gravida de 24 semanas e ainda não tomei o acido-folico , sera que vai ter efeito benefico para meu bebê se começar a tomar agora ?

                          ResponderEliminar
                        21. Ingred, já devia ter começado a tomar o Ácido Fólico há imenso tempo!!! Comece já a tomá-lo porque sim, é muito benéfico! Coma também muitos cereais e pão/bolachas integrais que também são ricos em Ácido Fólico.
                          Um abraço!

                          ResponderEliminar
                        22. Boa noite, sei que estou gravida de 3 semanas, ja fiz os exames e ja procurei dois obstetras. a minha questao é, eu tomo varios antidepressivos, ansioliticos, sou fumadora e na ultima semana antes de descobrir a gravides tomei ulcertec para o estomago. qual e a sua opiniao em relaçao a situaçao, um dos medicos aconselhou o aborto o outro apoiou-me na gravides dizendo que nao havia riscos, sinto-me completamente confusa. nao sei que caminho seguir... sera que a criança podera vir a nascer com alguma deficiencia???

                          ResponderEliminar
                        23. Olá!
                          Não sei que consequências a medicação terá no seu bebé... depende do quanto o poderão ter afectado, ou não.
                          Ao fazer a Ecografia é que verão se o bebé tem ou não problemas...
                          Não sei mais o que dizer... Espero que corra tudo bem!...
                          Com carinho da Dulce, a autora do Blog

                          ResponderEliminar
                        24. Oiiii.... tive relção 3 dias apos a mestruação ter acabado.... tenho condições de esta gravida?
                          gostei muito do seu blog!!!
                          sonho em ter um bebe...

                          ResponderEliminar
                        25. Ainda é um pouco cedo para saber! Até porque a ovulação normalmente só acontece alguns dias depois da menstruação!... O ideal é continuar a tentar!
                          Boa sorte!

                          ResponderEliminar
                        26. tenho 18 anos e tou gravida de 13 semanas, tou com um pouco de medo porque e o primeiro, mas ao mesmo tempo e lindo... mas parece que a barriga demora tanto tempo a crescer isso e normal??

                          ResponderEliminar
                        27. Olá!
                          Obrigado por teres comentado!
                          Ainda é cedo para se perceber a barriga! O teu bebé é ainda muito pequenino, sabias?
                          Normalmente só se começa a notar um pouco depois das 20 semanas. Até lá desfruta mais um pouco das tuas roupinhas porque dificilmente te voltarão a servir depois de nascer o bebé!
                          Um abraço!

                          ResponderEliminar
                        28. Olá, estou gravida de 20 semanas e esta semana surgiram muinhas com uma frequencia de hora a hora e julgo ter sentido uma contração ou outra. Esta muinha é de segundos e já ocorria no inicio da gravidez e a medica disse q era normal do crescimento do utero mas n era tão frequente. Estou mt nervosa e preocupada pq já sofri 3 abortos no primeiro trimestre e agora que ja sinto uns pontapés de vez em qd e já sei q é uma menina e o enxoval já vai a meio...n sei que faça...tenho consulta e eco morfologica dia 26 mas tou tão preocupada. Acha q é razão para ir a urgencia?

                          ResponderEliminar
                        29. Sinceramente acho que devia sim ir às urgências!
                          Pode não ser nada grave, mas assim você saberá e poderá ficar mais descansada!...
                          Desejo-lhe boa sorte, pois passar por aquilo que passou merece ser mãe, com certeza!

                          ResponderEliminar
                        30. Boa Tarde! Tive interropçao de gravidez dia 1 de maio, porque o meu bebezinho, tava sem batimentos cardiacos... O medico mandou me esperar 3 ciclos mestruais e voltar aos treinos, eu voltei, e esse mes a mestruaçao nao vei, com 3dias de atraso fiz o teste de farmacia e dei negativo, ja tou com 7dias e aind nao vei nada. Será que estou grávida? Teho cólicas, dor nos rins, muita fome, e uma dorzinha no fundo da barriga... Agradecia a sua resposta

                          ResponderEliminar
                        31. Eu entendo o seu desespero, pois também passei pelo mesmo. Faça as coisas de um modo descontraído e verá que conseguirá realizar o seu sonho, tal como eu!
                          Um abraço e boa sorte!

                          ResponderEliminar
                        32. ola Dulce.
                          eu parei de tomar a pilula no mês passado e tive relações sem camisinha e a mimha menstruação ainda ñ veio.será que posso estar grávida?
                          bjs.muito legal o seu blog.

                          ResponderEliminar
                        33. Olá!
                          Existe uma probabilidade de poder estar grávida sim, basta fazer um teste de gravidez para o saber!
                          Obrigado pelo seu comentário!

                          ResponderEliminar
                        34. estou grávida de 27 semanas e era fumadora desde que soube que estava grávida ao 1º mes deixei o tabaco para o bem da minha filha ja tinha tido um aborto á 3 anos a trás nunca sube o motivo do aborto mas penssei logo desta vez vou fazer de tudo para que corra tudo bem graças a DEUS que ate agora está tudo bem comigo e com minha menina

                          ResponderEliminar
                        35. bom dia, li que pode ser prejudicial comer carne crua.gosto muito de comer comida japonesa,o peixe cru tambem deve ser evitado?

                          ResponderEliminar

                        Obrigado por visitar o meu Blog!
                        Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...