domingo, 6 de junho de 2010

O 4º mês de Gravidez


No 4º mês de gravidez, o bebé pode começar a manifestar a sua presença: inicialmente, a mãe sente os movimentos do seu bebé como se tivesse uma borboleta, vagos e leves; algum tempo depois (normalmente já no 5º mês), essas sensações tornam-se em inconfundíveis demonstrações da atividade do bebé (muda de posição, dá pontapés, sobressalta-se), visto que agora já tem menos espaço livre!
Quanto às proporções, com o abdómem mais desenvolvido, a cabeça fica menos desproporcionada em relação ao corpo. Também lhe podem começar a crescer os primeiros cabelos.
A pele é fina, deixando transparecer os pequenos vasos sanguíneos, e está coberta por uma fina penugem ("Lanugo"). As glândulas sebáceas e sudoríparas começam a funcionar.
O coração bate rapidamente, duas vezes mais depressa que o de um adulto. Quanto aos exercícios de respiração, aceleram gradualmente. Ou seja, o bebé os faz mais frequentemente e em sessões prolongadas.
No intestino também começa a acumular-se o Mecónio, uma substância verde, resultante da Bílis, rejeitada pela Vesícula.
O bebé ainda não dorme e raramente descansa mais do que 7 minutos e, apesar de ter as pálpebras fechadas, já começa a mexer os olhos.


É também neste mês que a placenta fica completamente desenvolvida, tornando possível dar cada vez mais quantidades de nutrientes da mãe para o bebé, e fornecendo-lhe uma maior proteção, pois facilita a eliminação dos resíduos da corrente sanguínea do bebé, e produz calor para manter o bebé quente.
A quantidade de Líquido Amniótico aumenta muito, para cerca de 1 litro.

2 comentários:

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...