sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Trissomia 21 (Síndrome de Dawn)


A Trissomia 21, também conhecida como Síndrome de Dawn, é uma patologia que surge de um acaso que não se pode prever ou evitar, embora conste que, quanto mais idade tiver uma mulher grávida, maior é a probabilidade de ter um bebé com esta patologia.
Resulta de uma cromossomopatia, ou seja, todos nós somos constituídos por vários cromossomas que, no caso da Trissomia 21, em vez de termos os pares normais de cromossomas, o par "21" tem um cromossoma extra.



A suspeita da existência desta patologia pode surgir entre as 11 e as 13 semanas de gestação, naquela que normalmente é a 2ª Ecografia da gravidez. A confirmação pode ser dada através de um exame que pode ser feito à grávida às 16 semanas de gravidez - a Amniocentese. O resultado demora cerca de 15 dias.



Mundialmente, o dia 21 de Março é assinalado como o Dia Mundial da Trissomia 21.





Felizmente existe em Portugal a APPT21 (Associação Portugesa de Portadores de Trissomia 21), cuja missão é prestar esclarecimentos aos pais de crianças portadoras desta patologia, e apoiar o desenvolvimento das suas potencialidades.



Na minha opinião, se você está grávida e se depara com uma situação destas, é livre de ponderar na hipótese de abortar, baseada nos seus valores e aspectos da sua vida. Mas, se for corajosa e bondosa, tome isto como um desafio e não como uma desgraça! Estas crianças são extremamente amorosas, e conseguem dar lições de vida a muitas pessoas!...



Quais as principais características de uma pessoa portadora de Trissomia 21?
  • Tem olhos amendoados;

  • As mãos são mais quadradas e os dedos mais curtos;

  • Começa a andar mais tarde;

  • Começa a falar mais tarde e tem dificuldade a nível da linguagem;

  • Pode ter problemas de saúde a nível cardiovascular, trânsito intestinal, audição, visão, dermatologia e estomatologia;

  • É muito simpática, amigável e bondosa;
  • Ao contrário do que muitos pensam, consegue aprender a ler e escrever, pode ser um excelente atleta, e consegue trabalhar.




  • Vídeo sobre o Síndrome de Dawn: Antes de clicar "Play", aconselho a parar o som do player do Blog para poder ouvir, com atenção, o vídeo. Acredite, vai adorar!


7 comentários:

  1. Fim de semana passado, tive o privilégio de fotografar crianças com esta sindrome, amaveis, tive um pouco da experiência do que é conviver com uma criança com este especial jeito de ser, que não vejo como problema e sim, como algo a mais que elas tem pra nos ensinar.

    Minha namorada e eu estamos bem já, ficamos bem depois da briga, acho que serviu pra acordar e rever a relação e revalidar os sentimentos.

    Ela não está com internet, mas eu falei de seu blog pra ela, e qdo ela vem em casa ela o lê.

    falarei novamente pra ela, tentar te mandar e-mail.

    parabéns mais uma vez, pelo blog, sempre com informações valiosas.

    abraços, beijos.

    ResponderEliminar
  2. É claro que sempre queremos que nossos bebês sejam perfeitinhos, mas não vejo motivo pra pensar numa possibilidada radical como o aborto. Essas crianças são sim capazes e por incrível que pareça, felizes!

    ResponderEliminar
  3. QUERO DIZER QUE APOIO E ADIMIRO ESSAS PESSOA COM A TRISSOMIA DO 21,QUERO DIZER QUE DEUS ABENÇOE TODOS VCS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO...RAQUEL KELLY

    ResponderEliminar
  4. parabens pelo blog, tava pesquisando sobre o assunto pois sou aluna de pedagogia, muito bom as explicaçoes que encontei aqui.

    ResponderEliminar
  5. Oi pessoal. o meu bebe tem dawn e é o ser mais lindo que Deus poderia me dar. no começo a noticia causa impacto, mas depois você esquese de tudo porque o que importa mesmo é o amor que você tem para dar a seu filho e o bém estar deles.

    ResponderEliminar
  6. A dorei esta materia. Eo video é lindo e comovente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Desejo-lhe continuação de boa sorte com o seu menino! Dê-lhe um abraço meu!
      Beijo!

      Eliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...