sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Como se sente a mulher no seu 1º trimestre de Gravidez?



Há mulheres que mudam quando ficam grávidas, há outras em quem a Maternidade parece nada mudar! Ou seja, cada mulher tem a sua maneira própria de se tornar mãe, dependendo da sua idade, educação, meio e personalidade. Porém, todas as mulheres grávidas têm, de um modo geral, uma psicologia particular que evolui ao longo dos meses, a qual está intimamente ligada à evolução física da mesma.
O primeiro trimestre de gravidez é, na verdade, o período da incerteza e da adaptação.
Pode parecer chocante quando algumas mulheres nos dizem que não nos devemos considerar "já" grávidas quando ainda não ultrapassamos esta fase da gravidez...


Há algum tempo atrás eram precisos vários dias para se obter a resposta de um teste de gravidez. Agora apenas alguns minutos são suficientes com aqueles testes caseiros de gravidez que se podem comprar na Farmácia. Mas existem mulheres que só ficam verdadeiramente convencidas que estão à espera de bebé quando vêem a sua imagem na primeira Ecografia, ou só mesmo quando o sentem a mexer dentro de si!
Mesmo que uma mulher se sinta verdadeiramente feliz por estar grávida, ela hesita, inicialmente, entre a alegria e o medo. Não se trata de medo do parto, mas sim receio do desconhecido (principalmente quando é o primeiro filho), inquietação quanto ao futuro (pensa nos possíveis problemas económicos e materiais que poderão surgir quando chega a criança), medo que o marido (ou companheiro) se afaste, entre outros.
É, também, no primeiro trimestre da gravidez que a mulher mais receia os acidentes, pois é principalmente nesta fase que os abortos espontâneos acontecem...
Na maioria dos casos em que as mulheres se recusaram, no princípio, estar grávidas, o profundo desejo de maternidade consegue levar a melhor, e faz com que estas mulheres, inconscientemente, desejem ter o filho.
Pena é quando a natureza não consegue prevalecer em mulheres que optam por provocar o aborto (principalmente de fetos perfeitamente saudáveis), ou pior do que isso...
O medo do desconhecido implica, muitas vezes, uma espécie de regressão: a mulher sente-se desprotegida e torna-se dependente, quase como uma criança. Felizmente, na nossa sociedade, a mulher grávida é objecto de atenções, e esta atenção lhe agrada devido à sua emotividade e maior fragilidade física e psicológica.
A mulher grávida tende a aproximar-se de outras mulheres que têm filhos, em especial a sua mãe - à qual lhe faz questões acerca da sua própria infância.
Por vezes, o desejo de receber cuidados maternais leva-a a chamar a atenção da sogra: quer ser mimada ou aconselhada pela mãe do seu marido (ou companheiro), mas, simultâneamente, procurar distanciar-se dela.


Ao mesmo tempo que vive esta regressão, a grávida sente que se torna verdadeiramente adulta, pois é a sua vez de ter um filho, tal como aconteceu à sua mãe. Esta ambivalência pode provocar mal-estar, e é uma das razões que provoca a mudança do seu humor, a qual pode ser incompreendida pelos que a rodeiam.

2 comentários:

  1. Oi Querida, desculpa a demora em responder no seu blog!
    Adorei este post, realmente o 1º trimestre é de muita incerteza pra mulher, mtas emoções diferentes, medos, incertezas, alegria e felicidade. Como eu digo, vc vira um ser Bipolar!
    Eu então sendo mãe solteira... Imagina como foi no início! Hj em dia tudo meu é rosa, mas na época hauahauahau
    Beijos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Oii. A minha última mestruação veio no dia 02/06. Faz 31 dias e estou com dor nos seios e estão muito inchados. A dor está está a uns 4 dias, mas está diminuindo
    Eu posso estar grávida?

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...