segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O 3º mês de Gravidez



No momento da Fecundação, quando o óvulo e o espermatozóide se aproximaram, se fundiram e formaram um "ovo", o sexo da futura criança foi definido. Mas é só no 3º mês de gravidez que os órgãos internos reprodutivos começam a ganhar forma no exterior.
As cordas vocais começam a surgir, mas não funcionam, embora adquiram consistência ao longo da gravidez - só irão ser usadas, pela primeira vez, após o nascimento, quando o bebé dá o seu primeiro grito!




O seu rosto ganha, progressivamente, traços mais humanos: os olhos aproximam-se até ficarem ambos de frente; na 9ª ou 10ª semana, crescem as pálpebras que irão cobrir os olhos nos 3 meses seguintes, para os proteger enquanto desenvolvem; a boca estreita-se e os lábios ficam bem desenhados.



Os braços começam a alongar-se (num ritmo mais rápido que o das pernas), tornando-se possível distinguir o antebraço, o cotovelo e os dedos das mãos, cujas extremidades endurecem para formar as unhas.
No interior do organismo, desenvolve-se o fígado, surgem os rins, o intestino alonga-se e enrola-se, e o esqueleto começa a ganhar forma.
Depois de desenvolvidos, o aparelho digestivo e os rins começam a funcionar: as papilas gustativas da língua e as glândulas salivares funcionam, o estômago produz suco gástrico, e os intestinos e rins já trabalham - o feto engole pequeninas quantidades de fluido amniótico que serão processadas pelo sistema digestivo, das quais são extraídos alguns nutrientes, e cujos resíduos sólidos são armazenados nos intestinos, enquanto que os resíduos líquidos são despejados em gotículas de urina estéril que não prejudica o líquido amniótico.
O diafragma do feto inicia o seu trabalho: ele o expande e contrai repetidamente, absorvendo e expelindo pequenas quantidades de líquido amniótico que o ajudam a desenvolver os tecidos pulmonares - também se trata de uma espécie de "treino" necessário para tornar o corpo capaz de respirar quando o bebé nascer.
O diafragma também é exercitado por intermédio dos soluços, que se acredita serem importantes para o seu fortalecimento. Os soluços surgem repetidamente, durante alguns minutos, depois param e mais tarde recomeçam.



Acredita-se que o feto já "chucha" nos dedos das mãos nesta fase da gravidez.



Embora a mãe não sinta a agitação que vai no seu interior, é neste mês que o bebé mais se movimenta! Raramente está quieto mais do que 5 minutos, mesmo que a mãe permaneça imóvel.
Quanto à posição, pode estar na vertical como na horizontal, e muda-a talvez 20 vezes por hora! Para além das suas próprias actividades, o bebé também é afectado pelos movimento da mãe: é ligeiramente abanado quando a mãe respira. Quando ela tosse, ri ou caminha, o bebé oscila de um lado para outro.



Ao bebé também são transmitidos os sons do exterior: ele consegue ouvir os calcanhares da mãe no pavimento, o som de vozes, e outros ruídos fortes.
No início dos 3 meses, o peso do feto é de, aproximadamente, 30 gramas, e mede cerca de 7,5 cm na posição sentada. No fim desta fase de gravidez o feto já mede cerca de 10 cm e pesa, aproximadamente, 45 gramas!

24 comentários:

  1. Eu chorei de ler me emocionei pois estou com tres meses e vi o tanto que é linda a vida.

    ResponderEliminar
  2. MuitO bom esse site!
    adoreiiiii..
    to gravida d 3 meses e meio e to mto feliz!

    ResponderEliminar
  3. Ameii.. obrigada estou muito emocionada..
    3 meses e meio de gestação.. obrigada msmo Parabéns ...

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todas vocês! São comentários assim que me fazem acreditar que valeu a pena criar este Blog!
    Continuem a vir e a ler! São sempre bem vindas!

    ResponderEliminar
  5. amei ,estou gravida mas ja tenho 02 filhos um de 18 anos e uma de 12 anos, fiquei gravida com 45 anos, fiquei um pouco abalada, mas hoje sou a mulher mais feliz da vida e ja amo muito esse bebe. cleide , londrina pr.

    ResponderEliminar
  6. gostei desse saite traz coisas reais gostei

    ResponderEliminar
  7. OLá bom dia, sou de POrtugal, masculino e tenho uma dúvida.
    é Possivél dar a luz (o bebe nascer com 3 meses?)

    ResponderEliminar
  8. Olá, Filipe!
    Muito obrigada por consultar o meu Blog! Fico feliz por ser um rapaz e de Portugal! É raro acontecer-me!...
    Quanto à questão: não, o bebé não pode nascer com 3 meses, pois é certo que morra...
    Posso contar-lhe o caso real de uma mulher que tinha um problema com a placenta, a qual estava a envelhecer depressa demais. Aos 4 meses de gestação, sentiu uma espécie de "explosão" dentro da sua barriga, e o feto saiu, ainda com vida, mas morreu logo a seguir, pois nada o poderia salvar...
    Os bebés com mais hipótese de sobrevivência são os que nascem após o 5º mês de gestação - também conheço uma menina que nasceu ao 5º mês, mas a sua sobrevivência foi estremamente difícil!
    Espero ter esclarecido a dúvida.
    Se tiver mais alguma questão a fazer, esteja à vontade para a colocar. Eu responderei consoante os meus conhecimentos, ou após ter perguntado a alguém especialista em saúde.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado eu pela pronta resposta.

    Bom isto é um bocado embaraçoso para mim, mas tenho conhecimento de uma rapariga aqui em Portugal uma amiga, que infelizmente devido a uma violação ficou grávida, e bom resumindo, e ouvi dizer que ela teve a criança ainda com 3meses, primeiramente ache logo muito estranho, e sempre recusei essa ideia. Muito provavelmente foi uma mentir que circulou por aí, agradeço mais uma vez a sua resposta, Obrigado e parabéns pelo seu blog, pelo que vi é bastante útil para as senhoras e homens também embora nós homens dizemos que não nos interessamos, mas vamos sempre pesquisar um bocadinho.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado(a)por eesas,informações estou grávida de três meses e estou muito feliz realizei um sdonho meu.
    Minha opinião é que muitas pessoas não sabem como um bebe está aos três meses como eu não sabia e procurei e encontrei um site de voçes e me informei.

    ResponderEliminar
  11. Anonimo disse...
    Amei esse site,tirou algumas duvidas
    que tinha.e sempre muito emocionante ver
    como o corpinho estar se desenvolvendo sempre
    me emociono muito.Obrigada por essas imformacoes.
    BJS!!!

    ResponderEliminar
  12. estou muito feliz, estou com 2 meses e meio de gestação mas é normal a barriga demorar para aparecer eu fiz uma ecografia, o medico disse que esta tudo bem, bom alguem poderia me ajudar fico muito agradecida abraços!!

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Desejo-lhe muitas felicidades nesta nova etapa da sua vida! Ser mãe é... maravilhoso!
    Se tiver dúvidas, sabe que tem aqui alguém em quem pode confiar!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  14. descobris que estou gravida, não estava em emus planos,, e estou muito assustada... mas seja o que Deus quiser

    ResponderEliminar
  15. um feto de 12 a 16 semansa já mexem

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Agradeço, novamente, por virem comentar o meu Blog!
    À senhora que engravidou sem planear quero desejar-lhe boa sorte, pois é uma gravidez só por sí um pouquinho mais difícil visto que foi inesperada e não estava preparada para ela. Mas não conheço nenhuma mulher que não goste de boas surpresas!...
    Quanto ao outro comentário, não sei se leu com atenção o meu post, mas eu faço referência ao facto de ser no 3º mês que o bebé mais se mexe, embora a mãe ainda não o sinta!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  17. Ajudou muito no meu trabalho !

    Obrigada !
    Beijooos,

    ResponderEliminar
  18. Muito bom esse site estou com quase 12 semanas, agora eu vi m caso de uma criancacde quatro meses nascer e sobrevivrr mas foi uma luta vi o video foi lindo me emcionei demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sweetcilane, obrigada pelo comentário. Fico feliz por saber que gosta do blog. Ultimamente não lhe tenho dedicado muito tempo, e está a ficar desatualizado... mas vou tentar, ao máximo, retomar a escrita!
      A sobrevivência de um bebé com 4 meses de gestação é quase impossível, mas no caso do bebé do vídeo aconteceu um milagre... Mas, será que este bebé prematuro não terá ficado com sequelas? Espero bem que não...
      Muito boa sorte na tua gravidez! Vai dando notícias!
      Um abraço!

      Eliminar
  19. Ola outra vez! Eu mandei uma sms para o seu blog e nao obtive resposta! Gostaria muito que me respondesse! Estou um pouco desesperada! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa mas a mensagem que recebi tinha unicamente isto escrito "?", por isso nem a publiquei e nem faço ideia do que se trata...
      Por favor, envia novamente. Quero muito poder ajudar!
      Um grande abraço!...

      Eliminar
  20. Ola de novo! Peço desculpa! Foi erro meu! Eu fiz relaçoes com o meu namorado dia 5/13 e estava tomando a pilula! Entratanto nesse dia e os doi dias seguintes nao tomei a pilula mas tambem nao fiz relaçoes sexuais! Nessa semana(domingo) o meu periodo veiu me mas so durante dois dias( domingo e segunda). Na sexta seguinte fiz o teste de gravidez mas deu negativo! E ultimamente tenho me sentido muito cansada e com enjoos principalmente ao final da tarde e as vezes logo de manha! A semana passada a minha menstruacao veiu de novo mas outra vez 2 dias, mas nao veiu grande coisa! O que e estranho pq costuma vir durante 5 dias, nao com muita abundancia mas vem! Agora estou na duvida se estou ou nao gravida e gostaria de ouvir a sua opiniao! Desculpe e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mónica Azevedo!
      Honestamente, acho difícil estar grávida.
      Se quer engravidar, porque não consulta os conselhos que dou no meu blog? Um abraço e boa sorte!

      Eliminar
  21. Obrigada! Nao, eu nao estou tentando engravidar! Era so uma duvida que eu tinha! Obrigada de novo!

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...