sábado, 16 de janeiro de 2010

A Transformação do corpo da mulher no 1º Trimestre de Gravidez


Após o momento da Fecundação do óvulo pelo Espermatozóide, o corpo da mulher entra em transformação dia após dia. Para ela não só é comovedor sentir vida a crescer no seu ventre, como é impressionante descobrir o que se passa consigo mesma!
 


O corpo da mulher não rejeita o ovo, protege-o e fornece-lhe tudo o que necessita para o seu desenvolvimento. Para desempenhar estas tarefas, o corpo materno sofre transformações anatómicas, psicológicas e químicas, visíveis ou não, maiores ou não, conforme a mulher. A gravidez afecta todos os órgãos, todas as funções, todos os tecidos, e o seu estado psicológico e moral.


O Útero:

Antes da Concepção, o Útero pesa cerca de 50 g, mede 65 mm de altura e 45 mm de largura (aproximadamente), e tem uma capacidade de 2 a 3 cm cúbicos.
Desde o princípio da gravidez que o Útero começa a aumentar de volume, mas, normalmente, só se torna visível do exterior após o 4º ou 5º mês de gravidez, conforme a mulher.
No 2º mês de gravidez o Útero tem o tamanho de uma laranja, e no 3º mês mede cerca de 9 cm de altura e já é possível senti-lo sob o púbis!



Os Seios:

Ao longo da gravidez, os seios preparam-se para "fabricar" o leite que alimentará o bebé.
No 1º mês, os seios começam a inchar, aumentando de volume e ficando mais pesados - pode sentir picadas e dolorosas palpitações.
Algumas semanas depois, os mamilos ficam salientes, e a auréola primitiva ganha um tom mais carregado e torna-se convexa. Sobre a auréola surgem, por volta da 8ª semana, pequeninas saliências (Tubérculos de Montgomery).



As Hormonas:

A evolução da gravidez deve-se às Hormonas. As Hormonas Ováricas, tal como tiveram feito todos os meses, provocaram a ovulação e prepararam o Útero para acolher o ovo. Dada a concepção, permitiram o transporte do ovo e a sua implantação, impedindo o Útero de o expulsar.Quando se tornam necessárias grandes quantidades de Hormonas na gravidez, passam a ser fabricadas pela Placenta.
Mas as alterações hormonais podem causar alguns problemas na mulher grávida no 1º Trimestre:

Azia: A dor forte e o ardor no estômago são desagradáveis e podem causar insónias.Evite refeições pesadas e muito condimentadas ou fritas.Beba leite morno ao deitar e durma encostada a várias almofadas.Não tome medicamentos para a digestão sem consultar um médico!


Náuseas e Vómitos: Geralmente é um dos primeiros sintomas de gravidez. Quase sempre desaparecem após o 1º Trimestre de gravidez, mas podem voltar...
Evite os alimentos e cheiros que lhe são desagradáveis e, quando sentir náuseas, coma uma bolacha, uma tosta ou uma peça de fruta, ou beba água.



Suor excessivo: Use roupas largas e beba muitos líquidos.


Fadiga: Tente dormir mais do que normalmente fazia. Se puder, faça uma sesta após o almoço!



Erupção Cutânea: Pode ter pús e sentir comichão. Fale com o seu Médico.
Não use roupa apertada, e prefira roupa de algodão.

105 comentários:

  1. tenho uma pergunta ok! tenho 16 anos e estou gravida de 5 semanas gostaria de saber se inchaço nas mamas e os seios crescerem e ficando inchados sao sintomas da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola ,tmb tenho 16 anos i estou gravida de 12 semanas inchaço nas mamas e os seios crescendo sao sintomas de gravidez ss pois os meus seios tmb fikaram assim ...

      Eliminar
  2. Olá, minha querida!
    És uma mamã muito jovem! Se quiseres uma amiga com quem possas falar sobre a tua gravidez, escreve-me!

    dulceeleina_83@hotmail.com

    Quanto à tua pergunta: sim! É um dos sintomas da gravidez, sim! Não fiques alarmada porque é normal!
    Obrigado por leres o meu Blog! Volta sempre que precisares! Ah! E fala sobre ele às tuas amigas, OK?
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom este blog :) mas passo a fazer outra questao: è normal sentir falta de apetit sexual e ficar por vezes mal humurada??? é k o meu companheiro ja anda impaciente com esta situaçao e nao sei como lhe fazer entender. obrigado

    ResponderEliminar
  4. A falta de apetite sexual não é um sintoma directamente ligado à gravidez, pois nem todas as mulheres grávidas o sentem. É, sim, uma consequência dos sintomas da gravidez! Ou seja, é normal que uma mulher que se sinta muito enjoada e que também se sinta feliz e ao mesmo tempo com medo não tenha vontade de fazer amor!
    Tenta explicar isto ao teu companheiro e pede-lhe um pouco de paciência!...
    Eu tenho um post no meu Blog que fala um pouco sobre a vivência da gravidez num casal, e que eu te aconselho a ler!
    Obrigado pelo comentário! Volta sempre!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. oi...gostei muito do bloog...sou luana tenho 19 anos e sou casada...
    tenho uma pergunta!:
    esqueçi de tomar a pilula dois dias
    mais ñ sei dizer se foi dois dias seguidos
    guando percebi tomei logo duas,e em menos de 24 horas tomei a outra pilula do outro dia...
    dois dias depois veio o sangramento q durou 5 dias
    logo parei de tomar a pilula...isso faz 5 semanas posso estar gravida?o q ocorreu comigo?obg!

    ResponderEliminar
  6. Talvez não, pois teve hemorragia, ou seja, esse esquecimento deve ter provocado descontrolo hormonal no seu ciclo menstrual. Mas, porque não faz um teste de gravidez? Verá que daí retirará uma resposta muito mais segura à sua questão!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. eu cinto muitas dores nas virilhas dores nas cadeiras fico muito enjoada cinto muintas dores e fisgadas nos dois seios issob pode ser gravides

    ResponderEliminar
  8. Sim, pode ser gravidez!
    Faça um teste para ver confirmar/desmentir a gravidez!
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  9. Ola sou Aline..tenho 20 anos!minha menstruação esta indo ára terceiro mes de natraso,e gostaria de saber se ha possibilidades de gravidez qdo o exame de sangue da negativo...mys seios cresceram, e tenho enjoos duas a tres vzs no dia!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Aline!
    O melhor será repetir o exame sanguíeneo de gravidez, pois pode dar, agora, um resultado diferente!...
    Se, por acaso, der novamente negativo, procura um médico pois podes ter algum problema de saúde... além disso, se queres mesmo engravidar, não podes desistir!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  11. Eu estou fazendo curso técnico em nutrição e tenho que estuda muito sobre gestação, adorei o seu blog.

    ResponderEliminar
  12. oi gostei muito desse blog e tenho uma pergunta se vc puder me responder...eu e meu marido resolvemos que é hora de ter nosso bebê ja parei de tomar pilula ja tem mais de cinco mês e ainda não consegui engravidar sera que tem alguma coisa errada ou demora tempo mesmo????

    ResponderEliminar
  13. Tenha calma! Uma gravidez pode demorar vários meses até se concretizar mesmo não existindo nenhum problema com qualquer um dos progenitores!
    Tenho um Post no Blogue sobre tentar engravidar, o qual a aconselho a ler, pois tem lá muitas dicas boas a seguir para tentar engravidar!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  14. Estou gravida de 7 semanas e sinto cólicas fraquinhas,já bati a ultra e está tudo bem com o bebê,será que posso ficar tranquila?

    ResponderEliminar
  15. Olá!Antes de mais, parabéns pela sua gravidez! Esse tipo de dores é comum acontecer na gravidez, devido ao aumento do volume de sangue no Útero (que está a alimentar o bebé). Mas é melhor falar sobre elas ao médico. Ele, melhor do que ninguém, poderá dizer se há motivos para preocupações ou não. Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. Olá, me chamo Rejane, tenho 34 anos, a minha ultima menstruação foi 1/12/11, e até a presente data não chegou. Existe a possibilidade de estar grávida? Os meus seios estão inchados, cólicas fracas, mto sono... Obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Ola minha linda, estou com uma suspeita de gravidez, estou com 11 dias de atraso, sinto um pequeno encomodo no pé da barriga, com muitas gases e os meus seios estão um aumentados. será que estou gravida? espero resposta. Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. oi tenho uma pergunta.
    meu namorado nao colocou o penis dentro de mim,so encostou por volta de 1 ou 2 minutos,e ele tbm nao ejaculou.
    posso estar gravida?,tenho essa duvida pq minha menstruaçao tinha acabado fazia dois dias.

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    A todas vós um muito obrigado por comentarem o meu Blog!
    Todas poderão estar grávidas sim, excepto a ultima jovem que apenas brincou com o pênis do seu namorado. Poderia resultar numa gravidez uma brincadeira em que o homem ejacule sobre a entrada para a vagina da mulher, mesmo que não haja penetração, mas isso é algo bastante difícil de acontecer!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  20. olá,Dulce!
    Eu sou a Lilia e tenho uma dúvida...
    no mês passado veio a menstruação a dia 7 e acabou no dia 12...tenho sentido azia frequente,dores abaixo da barriga...e a menstruação ainda nada!!!será que estou grávida ou é cedo demais? bjs

    ResponderEliminar
  21. Ola..
    tenho 23 anos e a 6 meses tomo o anticoncepcional cyclofemina, no caso des de novembro, quando começei a tomar naum desceu pra mim nos dois primeiros meses depois desceu só um pouquinho em fevereiro tomei novamente a injeção e tive relaçoes sexuais.. a partir da não desceu mais porem continuo tomando o remedio é normal? ou posso estár gravida? eu naum sinto nenhum sintoma só o da TPM mesmo e nada de descer..

    ResponderEliminar
  22. olá por um acaso pesquisando acabei entrando no seu blog....então faz um mes q parei de toma a pilula...e esta atrasado minha menstruação faz 8 dias..sinto meio q gases...fome...meu namorado e minha amiga acham q estou gravida por causa da minha barriga um pouco inchada...fiz o teste de farmacia e deu negativo e ai o q me diz??
    obrigada bjuss

    ResponderEliminar
  23. Olá!
    Obrigada por terem comentado o meu Blog!
    Quanto ao comentário da Lilia, talvez ainda seja um pouco cedo sim, mas nada melhor do que voltar a confirmar dias mais tarde.
    O primeiro comentário anónimo após a Lilia é impossível de responder, para mim, porque desconheço esse tipo de tratamentos aqui em Portugal, e não quero estar a enganar a leitora... o ideal é consultar um médico e colocar-lhe essa questão.
    À última leitora anónima recomendo que aguarde mais uma ou duas semanas para fazer um teste de gravidez, mas que esses sintomas podem tratar-se de um simples problema de saúde e não de uma gravidez...

    ResponderEliminar
  24. olá querida! há tempos não tomo nada para prevenir.já engravidei isso no ano de 2010 aos 8 semanas tive um aborto retido com muitas dores.foi uma grande tristeza.logo apos aguardei uns 4 meses e apartir dai não uso nada para evitar,minha menstruação as vezes atrasa mas até hoje nada tem algo de errado comigo?

    ResponderEliminar
  25. Olá. eu desconfio que estaja gravida mas eu ainda nao tive relaçoes sexual. sera que poderei estar grvida? eu acho que nao e eu sei que esta pergunta e um bocado parva, mas eu estou comfusa eu tenho os sintomas e prencipios de gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mulher virgem pode ficar grávida sim, caso numa brincadeira sexual qualquer com um homem este ejacule sobre a entrada da sua vagina, sem a penetrar. Mas isto é estremamente difícil de acontecer...

      Eliminar
  26. estou com 5 semanas de gravidez meu utero mede 6,3 x 4,0 x 2,9 cms de diâmetros. posso estar gravida.

    ResponderEliminar
  27. Olá
    Me chamo Ana e eu estou sentindo algumas colicazinhas no pé da barriga, estou urinando mais que o normal, e ja tem uma semana que eu estou vomitando dependendo do que eu como, estou com bastante dor de cabeça tambem. Menstruei muito pouco, mas quando minha mae engravidou de mim ela teve menstruaçao ate os tres meses de gestaçao. Será que eu posso estar gravida??
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  28. Olá, Ana!
    O meu conselho é que deveria fazer um teste de gravidez. Pode estar grávida sim, mas também pode estar a ter sintomas por outra causa qualquer...

    ResponderEliminar
  29. Oi , Me Chamo Sara tenho 15 anos !Minha mestruação esta atrasada faz um mês certo '
    # Fiz o teste de gravidez da farmacia um deu positivo e outro negativo?
    * fiz uma transvaginal , é na ultrasson apareceu um pequeno , ponto tipo saquinho , mais o médico não esplicou ! Meu seios ta enchados , Escureceu um pouko ,! será que eu estou gravida ? ?

    ResponderEliminar
  30. Olá, Sara!
    Aconselho-te a fazer um novo teste de gravidez, porque existe uma grande possibilidade de estares grávida sim.
    No teu caso, se estiveres grávida, te desejo muito boa sorte no caso de prosseguires a gravidez, pois não é nada fácil ser mãe com a tua idade.
    Um abraço!...

    ResponderEliminar
  31. Ola ! Me chamo Mariana tenho 29 anos ,e tive relaçoes com meu namorado sem se previnir ,so que ele disse que nao ejaculo em mim, mais minha mestruaçao esta atrasada uma semana , e todo as vezes que vou ter relacoes com ele assim que ele penetra com penis sinto muita dor no pé da barriga e sinto ancia. Posso esta gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Por vezes é possível ficar grávida apenas com aquele líquido translúcido que alguns homens deitam pelo seu pênis antes da ejaculação numa relação sexual, pois nesse líquido podem estar presentes alguns espermatozoides, mas é extremamente difícil de acontecer.
      Se o teu namorado diz não ter ejaculado dentro de ti, não significa que não te possa engravidar com esse líquido que há pouco referi. O ideal é fazeres o teste!
      Um abraço!

      Eliminar
  32. Tenho 24 anos e nunca senti meus seios doloridos nem enchados e começou apos tres dias que eu fiz sem proteção ,sera que é um sintoma de gravidez .

    ResponderEliminar
  33. Olá
    gostaria de perguntar se quando temos todos os sintomas e até a barriga a crescer menos os seios aumentados e sem dor nos mesmos....posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sim!
      Posso falar do meu caso: eu só comecei a sentir os seios a aumentar e a ficar um pouco doridos quando eu já sabia que estava grávida, ou seja, por volta dos 3 meses de gravidez.
      Um abraço e boa sorte!

      Eliminar
  34. Ola :D

    Antes de mais parabéns pelo Blogue :D
    Tenho uma questão:
    Durante a noite senti umas picadas na zona do útero, nestes últimos dias tenho tido relações sexuais sem protecção e a minha ultima menstruação foi a cerca de 3 semanas. PODEREI ESTAR GRAVIDA? não tenho náuseas, vómitos, perda de apetite, nem qualquer outro sintoma ... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela felicitação! Eu agradeço que o tenha vindo ver e tenha comentado
      Pode estar grávida, mas não acredito que essas "picadas" se devam a isso. Talvez seja melhor consultar um médico, caso o problema continue a acontecer.

      Eliminar
  35. Olá... Vinha sentindo meus seios crescerem,e minha menstruação atrasou fiquei com medo de está gravida e fiz uma teste de farmácia, que por sua vez deu negativo! Depois de 3 a 5 dias do normal, minha menstruação deesceu, aí tomei a injeção cyclofemina... e dai pra após alguns dias meus seus começaram a inchar + e ficaram doloridos e e os bicos tbm... e até hj estão assim! Será que estou gravida??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei que dizer... Por vezes há mulheres que continuam a ter alguns meses de menstruação durante a gravidez... e pode ser o seu caso, pois quando fez o teste de gravidez poderia ainda não ter hormonas suficientes na urina para ser detetado no teste de farmácia. Mas também pode ser algo pior... Sente caroços no peito? Consulte um médico o mais rápido possível.
      Um abraço!

      Eliminar
  36. oi queria te fazer uma pergunta minha ultima menst veio dia 19 02 meu ciclo e de 30 diap treinei dia 06 e 07 e nese dia 6 pela manha saiu ò mucò clara de ovo pela manha sera que poso ter engravidado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço imensa desculpa pelo atraso na resposta. Seguramente por esta altura já deves saber se te encontras ou não grávida...
      Um abraço e boa sorte!

      Eliminar
  37. Olá Dulce,minha menstruação desceu dia 02/03 e perdi a virgindade dia 10/03 mais foi sem camisinha e fiquei com medo de engravidar ele não gozou dentro mais mesmo assim fiquei com medo então dia um dia depois dia 11/03 tomei a Pilula do dia Seguinte,8 dias depois sangrei durante 2 dias e ate hoje não desceu minha menstruação eu tenho 15 anos e tenho muito medo de estar gravida,minha sogra me falou que vai descer pra mim lá pelo dia 20 porque a pilula altero meu ciclo,não estou tendo sintomas nenhum de gravidez mais apareceu 2 veias uma em casa seio,parecem que eles estão mais cheinhos Lembrando meu namorado nunca gozou dentro de mim,tenho chances de estar ou não?..aguardo sua resposta..

    ResponderEliminar
  38. ola eu acho que eu estou gravida minha menstruaçao venho dia 11/03/2013 e foi dia 13/03/2013 e nao venho mais posso esta gravida eu sinto enjou tontura vontade de vomita mais na vomito e meus seio esta com veia e ta enchando e ficando dorlorido posso esta gravida

    ResponderEliminar
  39. Oi,sou thamyris e sinto q meu corpo esta um pouco diferente... meus seios estao inchados,e ainda sinto q minha barriga esta diferente. E minha menstruaçao ainda nao veio esse mes

    ResponderEliminar
  40. oi bom dia fiz sexo no periodo fertil desprevinida e estou com alguns sintomas de gravidez mais a minha mestruaçao veio, fui a hospital 1 semana atras a medica perguntou me se estava gravida eu disse que nao ela fez o teste deu negativo e eu continuo com os sintomas sera que a possiblidade de estar gravida ?

    ResponderEliminar
  41. Ola, tenho 20 anos e tomo pilula a mais de 1 ano, e tenho relaçoes sem outro tipo de protecção.. nunca me esqueço e tomo sempre a hora certa. de uns dias para cá os meus seios tem inchado e no meu seio esquerdo saiu um pouco de liquido transparente, mas so um pouquinho quando apertei num dia e no dia seguinte e tenho o bico do mesmo seio dorido.nao tenho outro sintoma que possa ser de gravidez. posso estar gravida?

    Os estupefacientes em forma de fumo, podem anular o efeito da pilula?
    desde ja obrigada pela resposta

    ResponderEliminar
  42. Ola,estou com uma grande duvida fiquei com meu parceiro no dia 20/06 para o dia 21/06 so que avia me esquecido de tomar o meu remédio,quando me lembrei ja era tarde,mais no mesmo dia tomei a pílula do dia seguinte,so que agora ja faz mais de um mes isso e minha menstruação nao desceu será que posso ta gravida ?estou desesperada des de ja fico agradecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quero, desde já, agradecer o comentário ao meu blog.
      Quanto à sua questão, é muito difícil estar grávida, visto que as probabilidades de se ficar grávida apenas com uma relação sexual são poucas (embora seja possível). Sei que pode ter tido sexo mais do que uma vez nessa mesma noite, mas à medida que o homem vai ejaculando, o seu esperma fica mais "fraco", ou seja, tem um número cada vez mais reduzido de espermatozoides a cada ejaculação. Mas também é certo que é mais provável ficar grávida quantas vezes mais tiver sexo numa noite!
      Enfim, respondendo à sua questão: essa probabilidade é ainda mais reduzida quando se toma a pílula do dia seguinte.
      O meu conselho: faça um teste de gravidez de farmácia!
      Boa sorte!

      Eliminar
  43. Olá estou grávida de 6 semanas não estou sentindo enjoos.As vezes sinto náuseas e gosto ruim na boca. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que sim, e deve-se à azia que sente no estômago.
      Um abraço!

      Eliminar
  44. Ola! Eu tenho 21 anos e tomo a pilula! No final do mes passado o meu periodo veiu mas no dia aseguir terminado fiz relaçoes sexuais com o meu namorado entretanto nao tomei a pilula desde entao! Nessa semana o meu periodo veiu mas so dois dias! E nesta sexta feira fiz um teste de gravidez de farmacia e deu negativo! Sera que fiz cedo demais!? E alguns dias tenho sentido dores na parte inferios da coluna e ma diposiçao! Sera que estou gravida!? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mónica Azevedo!
      Sim, fizeste o teste um pouco cedo. Aconselho-te a repetir no dia em que supostamente a menstruação tem de vir.
      Mas, os sintomas que tens podem referir cansaço, e não uma gravidez...
      Desejo-te sorte!
      Um abraço!...

      Eliminar
  45. tenho 19 anos acho que estou gravida minha barriga ta inchada minha mestruaçao atrasada, mais fiz dois teste de gravidez de sangue e deran negativo com isso pode ser possivel?

    ResponderEliminar
  46. Olá!
    Provavelmente não estarás grávida, a não ser que tenhas feitos os testes demasiado cedo.
    Mas, porque essa ansiedade toda por estar grávida? És tão jovem! Com 19 anos tens de aproveitar a gozar da tua juventude, porque um filho é uma enorme responsabilidade que tens de acarretar para o resto da tua vida. E quanto mais maturidade e experiências tiveres da vida, melhor será o teu papel de mãe.
    Um abraço, e promete que irás pensar no que te acabei de dizer!...

    ResponderEliminar
  47. Ola, tenho 16 anos tive relacao dia 18/outubro e minha M nao veio e ela é controlada era pra ter vindo dia 14/novembro, agente se preveniu um pouco e depois nao ele diz nao ter gozado, nao posso fazer testes e gostaria de saber quais as possibilidades de estae gravida, sinto minha barriga apenas um pouci pesada! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma possibilidade, sim, de poderes estar grávida, mas não digo isto por causa desse sintoma que dizes ter de sentir a barriga pesada (pode ser apenas um problema intestinal, ou algo assim). Mesmo que o teu parceiro sexual diga que não ejaculou dentro da tua vagina, podes ficar grávida apenas com os pouquíssimos espermatozoides que podem ser libertados naquele líquido que o pênis expele antes/durante as relações.
      Aconselho-te a fazeres o teste, nem que seja às escondidas...
      Caso não estejas grávida, previne-te da próxima vez! Ainda és muito jovem e precisas de gozar mais da vida antes de seres mãe!
      Um abraço!

      Eliminar
  48. Olá, tenho 21 anos e comecei a ter relações esse ano com meu namorado. Sempre usamos camisinha, mas hj percebi que um dos meus seios estão mais inchados e um pouco dolorido, minha menstruação está normal e não tive nenhum sinal de gravidez, mas msmo assim estou preocupada. O que pode ser? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Essa dor no peito pode ser derivada a dores menstruais, ou pode estar magoado por ter levado alguma pancada ou algo assim. Ainda assim, aconselho-te a fazeres palpação do peito para verificares se não tens algum nódulo.
      Obrigada e boa sorte!

      Eliminar
  49. ola . estou achando que estou gravida a 3 anos que nao tomo remedio algum e a 3 meses a traz começei a tomar uma e tomei 8 dia e parei e ouve uma inversao em meu periodo. exempl dia fertil agora e dia de mentruação e e e mentruação e dia fertil... eu menstruei no dia 26 a dia 2.. e no dia 4 trazei com meu esposo e ele ejaculo varias x dentro. tinha um restinho de sangue ainda... mais ja estou chegndo no dia que e p ser mentruação e a uma semana sinto fadiga enorme, cansaço, estou a 5 dias que pareçe que tem alguma coisa em meu utero pressionando, estou indo ao banheiro cada 30 minutos rss.. muita vontade, sera que e gravidez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pela sinceridade, mas o seu comentário é muito confuso! Mas, ainda assim, consegui perceber que existe uma possibilidade de estar grávida. Aconselho-a a fazer um teste de gravidez.
      Um abraço!

      Eliminar
  50. oiii??
    tenho 15 anos tive a relação com o meu namorado é tipo fazemos praticamente tudos os dias sexo diariamente isto é ruim ???
    é agora to com uma leve dor na verilha o que pode ser ??
    PORFAVOR ME RESPONDE TO UM POUKO PREOCUPADA COM ISTO :'(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ri imenso com o teu comentário! Ainda és muito jovem e estás agora a começar a explorar o mundo dos adultos, mas tens noção dos perigos que espreitam a cada momento e por isso tens medo!... Mas não te preocupes pois duvido que essa dor se deva a uma possível gravidez.
      Tal como disseste, fazes imenso sexo, e é super natural que a tua zona genital esteja um pouco dorida! He! He! He!
      Experimenta colocar um creme hidratante. Se a dor persistir, consulta um(a) Ginecologista.
      Ainda assim te aconselho a fazer o teste de gravidez, pois com tanta chama nesse vosso amor, talvez possam se ter descuidado...
      Um abraço!

      Eliminar
  51. Boa tarde
    Meu nome e sabrina e tenho 23 anos
    Estou casada a1ano e 3meses a 2meses atras procurei um ginicologista epois estava com minha mestruacao atrasada a quase 3 meses fiz uma tras um ateste de sangue e um de farmacia ele falou que nao dava pra ver direito mais falou q gravida ei nao estava e os outros exames tbm deu negativo entao deixei d lado quando foi meus passado sangrei um pouco em um determinado dia foi mt pouco so um borrao
    Hj tem 5 meses q nao mestruo e estou preocupada pois me sinto com uns sntomas diferente tas como enjoo de comidas q amo como feijao sinto uma fadiga q quase me mata sinto como se tivesse um bolo na garganta e uma colica enjoada pela manha e pelo hora noite tem dias q esta forte outros bem fraco nao sinto mais akele desejo na relacao sexual meus seios estqo com a veia alta e meu bico dos seios fikam sempre bem salientes.mais o medico disse q por causa do ovario micropolicisticos nao posso engravida minha prima tem muitos cistos e esta gravida e por sinal so conseguiu descobrir com quase 6 meses de gravidez.me ajude nao sei o que pensaf

    ResponderEliminar
  52. Nao sei mais o que pensar se estou ou nao gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Verónica!
      Perdoa a demora em responder, mas apenas hoje me foi possível ver a tua mensagem...
      Aconselho-te a consultar outro médico, para pedir outra opinião. Sinceramente não te consigo responder à tua questão... desculpa!...

      Eliminar
  53. Olá... Tenho 24anos e já tenho um filho de 6anos.. Mas Neste preciso momento desconfio que estou gravida, pois tenho me sentido diferente. Tive um pouco de sangramento vaginal e neste preciso momento estou a deitar líquido das malas, é normal isso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes esses líquidos que se deitam pelos seios podem ser perigosos... Teresa, consulta um médico! E, se quiser, dá-me notícias tuas. Espero que seja uma gravidez e não algo pior...

      Eliminar
  54. ola boa noite Dulce
    minha mestruaçao esta atrasada a 11 dias!
    fiz um teste de gravidez deu negativo mais sinto enjoos e ela nao costuma atrasar sou ligada a 8 anos,
    aconteceu comigo de ser ligada de minha penultima fdilha que tava com 3 anos e engravidei dessa que esta hoje com 8 anos.
    estou muito preocupada sera que estou gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Peço desculpa pelo atraso em responder.
      Acho que é melhor repetir o teste, e se der negativo novamente, deve consultar um médico.

      Eliminar
  55. Booa Tarde Meu Nome É Evellyn Tenho 16 anos
    ja faz uma semana que meus seios estão doloridos ,nao posso nem relar neles que eles doem ,estou sentindo muitas dores na barriga, sinto colicas tambem , sinto muitas vontades de comer as coisas , meu namorado diz que meu corpo mudou estou mais gordinha , eu sinto muita ansia mais so sinto, sera que isso pode ser gravidez ? ou algum problema de saude ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Evellyn!
      Eu acho que devias fazer um teste de gravidez. Talvez possas estar grávida...

      Eliminar
    2. Obg , mais agora ta saino um sangue de mim estranho ta saino bem pouco e claro ... num sei uq pode ser

      Eliminar
    3. Boa tarde... Estou com uma dúvida parei de tomar meu anticoncepcional da 21/04 minha menstruação veio 2 dias e essa semana começou a inchar a aureloa e muita dor nos bicos dos seios , será que é normal ?

      Eliminar
  56. Ola, meu nome é Lorenna, tenho 22a. Estou com suspeita de gravidez.. Desde dezembro do ano passado, tenho tido todos os sintomas que indicam gravidz, em dezembro fiz o teste beta e deu negativo, continuo com os sintomas, minha menstruação veio desregulada,e o mês passado o fluxo veio menor,e mais escuro. Ontem,passei no Go.e ele falou p fazer o beta. Ele falou que esta preocupado pois pode ter algo de errado cm a suposta gravidez. Fiz o beta ontem e novamente deu negativo, só que hoje saiu do meu seio leite. E estou preocupada em saber se estou realmente gravida ou não. Minha ultra é o mês que vem,mas queria sua opinião..

    ResponderEliminar
  57. Dulce, preciso de sua ajuda! Tomo Perlutan há 4 meses; mês passado minha menstruação veio normal e alguns dias após tomar a injeção comecei a sentir enjoos, náuseas e azia, como julguei ser reação da Perlutan ñ me importei. Porém os sintomas continuaram, acompanhados de tontura, fadiga, vômito e algumas cólicas fraquinhas, e por estes dias notei o aparecimento de tubérculos de Montgomery nos seios. A dúvida é que minha menstruação chegou dia 09/03, há 3 dias (antes da data prevista, escura, com alguns pedaços e em menor quantidade). Preciso deajuda, estou muito confusa. O que faço?

    ResponderEliminar
  58. Boa noite ... Estou desesperada me ajuda ... Uso o diu de cobre ele esta no lugar, tive uma relacao no dia 22/02 onde o preservativo escapou tomei uma pds ... No dia 11/03 fiz um beta que deu inferior a 0,1 mui/ml. Intercalei com alguns testes de farmacia e tds negativos. Tive sangramento por 10 dias sendo 2 dias fluxo continuo e com coagulos. Trinta e cinco dias apos essa relaçao no dia.29/03 fiz outro beta que deu tbm inferior a 0,1 ... Mas nao consigo desencanar ... Quero saber se com pds, diu de cobre no lugar, 2 betas negativos e 6 de farmacia negativos posso estar gravida ????

    ResponderEliminar
  59. Outra coisa ... Fiz o beta qdo estava com sangramento, 18 dias apos esse sangramento repeti o beta e deu negativo ... Por favor me responda estou desesperada !!!!

    ResponderEliminar
  60. Ola eu estou achando que estou gravida sinto dores no abdômen em volta do umbigo sinto como se algo estivesse puxando senti enjoou sinto meus seios maiores mais a auréola na escureceram senti muita dor nqs costas e tenho muita ardencia no pe da barriga pode ser gravidez estou anciosa mas com medo de nao ser e poder ser outras coisas

    ResponderEliminar
  61. Boas tardes minha mustruacao ainda não veio sinto umas pontas no peito e na barriga tenho tido agia e mau humor será possível ter gravida alguém me ajuda

    ResponderEliminar
  62. Ola. Primeiro parabeniza la pelo blog, é muito interessante. Eu tenho uma duvida, a uma semana q transei cm meu namorado e ele ejaculou dentro, tomei pilula. E durante essa mesma semana ate hoje tenho sentido dores abdominais e os seios doloridos, o volume do abdomen tmbm sinto como se estivesse aumentando! Sera que estou gravida ou pode ser efeito da pilula? Sabendo que transei com ele faz uma semana! Ate penso em fazer teste de gravidez e hesito porque tambem o dia para descer a menstruaçao ainda nao chegou! Ou entao deve ser uma gravidez psicologica porque eu tenho medo de engravidar agora!!! Beijo.

    ResponderEliminar
  63. Olla tou desconfiada que estou gravida... tomei o anti concepcional durante 4 meses sem parar... parei de tomar o anti concepcional ja faz mais de 15 dias e nao veio minha monstra! E os meus seios estao com a aureula mais grande que o normal e o bico do meu peito ta escurecendo e eles estao super dolorido e com veias aparent, sinto pontadas e o bico doi tanto que nao consigo nem relar e sinto leves colicas... fiz o teste de farmacia e deu negativo... sera que posso estar gravida?? Me ajudem

    ResponderEliminar
  64. Gostei muito desse blog, mais queria tirar uma dúvida. Olá Dulce Campos, minha menstruação não veio tá com 11 dias ,meus seios estão bastante doloridos, inchados, minhas costas também tá doendo muito, sinto muita dor na barriga como se fosse cólica. Eu poderia está grávida ?

    ResponderEliminar
  65. Oi gostaria quê alguém mim tirasse uma dúvida tenho 25 anos já faz mais de uma semana que venho sintindo cólicas não muito fortes e muita dores de cabeça dores nas costas era pra ter descido hontem mas não veio e contínuo sentindo cólicas dores de cabeça como na minha primeira gravidez eu tive começo de pré eclanpisia poriso estou muito preocupada de está gravida de novo pôs pesquisei na internet e vir algums sintomas da pré eclanpisia no começo da gravidez e eu estou com alguns desses sintomas

    ResponderEliminar
  66. Olá Dulce , meu nome é Rafaelly tenho 17 anos , eu e meu namorado fazemos sem proteçao mais ele sempre goza fora ! Porem , este mês ele gozo duas vzs dentro um no dia 29/04 e outra 01/04 , e minha mestruaçao tinha vindo no dia 20/03 , depois de quantos dias posso realizar o texte ? Ou tenho que esperar o atraso ? Obrigado desde ja :)

    ResponderEliminar
  67. Ola Dulce, gostaria que me ajudasse com uma duvida, tenho 20 anos e nos ultimos 4 anos tive relaçoes frequentes com meus ex namorados e dificilmente usava camisinha, eles nunca ejacularam dentro por isso nunca engravidei, a cerca de dois meses tive relaçoes com meu atual namorado, a primeira vez q tivemos ele gozou dentro e eu estava menstruada no mesmo dia tomei a pilula do dia seguinte de uma unica dose, mas vomitei cerca de 9 horas depois, apos isso tivemos relaçoes algumas vezes sem camisinha mas ele nao gozou, esse mes era pra vir a menstruaçao dia 03 e ate agora nada, ate entao pensei q fosse pela alteraçao da pilula, porem ando tendo sintomas como, nauseas, tontura, peso no pe da barriga e agora tento a inpressao de meus seios estarem maiores, quais as chances de eu estar gravida e quais as chances de isso ser psicologico ?
    desde ja agradeço e Parabens pelo Blog *-*

    ResponderEliminar
  68. Ola meu nome e yara tenho 18 anos dia 23 de março mantive relaçoes com meu namorado anoite toda estavamos meio bebidos entao ele ejaculou todas as vezes acho que umas 5 vezes dentro de mim uma semana depois comecei a sentir enjou muito sono mas minha mestruaçao veio normal mas continuei sentindo as mesmas coisas ja faz dois meses minha barriga ta crescendo sinto muita vontade de ir no banheiro muito sono dores abdominais eu posso estar gravida mesmo minha mestruaçao vindo normal? Vir situaçoes parecidas e a pessoa estava gravida me responda por favor

    ResponderEliminar
  69. Boa noite meu nome é Grazi tenho 37 anos. Tive relação sem camisinha dia 28 de fev e logo depois tomei a pilula do dia seguinte.minha menstruação desceu em março, abril e maio em abril fiz o teste de farmácia e deu negativo. Mas to achando meu seio inchado e meu corpo diferente e as vezes tenho enjôo. Posso estar gravida?

    ResponderEliminar
  70. Oi será que pela primeira vez. Fazer sexo sem camisinha engravida só Letícia mas ela ñ gozou dentro c estiver grávida estou de 4 pra 5 semanas e n sinto nem um enjoou e nem dor nos peitos só senti. Vontade de urinar nas 1 semanas depois paro será q Posso estar grávida

    ResponderEliminar
  71. ola!! tenho uma pg..minha menstruacao veio mes passado um pouco menos q o normal e esse mes n tive relacao com meu namorado e meu seios estao cheio de bolinhas..isso pode ser gravidez?

    ResponderEliminar
  72. olá Dulce,

    Parabéns por conseguir responder as perguntas no seu blog. Tive a 1ª expulsaõ de um aborto retido com 10 semanas de gestação, quando já não tinha mais nenhum sintoma de gravidez. Duas semanas depois voltou a sangrar com mais intensidade e comecei a sentir dor no bico do seio. Qual o motivo da dor no bico do seio? Seria apenas alteração hormonal? Um abraço.

    ResponderEliminar
  73. Oi estou grávida já vai fazer 2 meses, mas não sinto os seios crescerem, é normal? Com quanto tempo isso acontece? só estou sentindo um pouco sensíveis e as vezes sinto fisgadas.. se puder tirar minha dúvida agradeço muito..

    ResponderEliminar
  74. Oii boa noite?? Estava dando uma olhadinha no seu blog e gistei

    Meu nome é hellen e queria saber..
    Pq no dia 16 eu senti uns calafriios
    e no dia seguinte eu acordei com febre,
    Dor de cabeça, dores nas costas e vomitando nao queria comer nada e nem
    Beber agua. Sinto dor de colicas e os meus seios estao doloridos e os bicos estao mais escuros e els cosam um pouco e minha mestruaçao esta atrasada
    A 2 dias.... sera que estou gravida é o meu maior sonho ser mae.... espero a resposta ??? Tchauu bjoss

    ResponderEliminar
  75. Ola tenho 22Anos e o meu periodo nao apareceu ja se passou 10 dias o que eu faço?

    ResponderEliminar
  76. Olá ! Me chamo fabiana e parei de tomar pirula em abril deste ano e fiquei menstruada dia 30 do mês passado e dia 4 desse mês fiquei boa e do dia 4 pra cá estou fazendo relação com meu marido será que dessa vez eu fico gravida? Me ajuda quero muito saber beijos , gostei muito do seu Blog ....

    ResponderEliminar
  77. Boa tarde!
    O meu periodo está atrasado 2 meses, a ultima vez que veio foi dia 21 de maio. tive relações sexuais protegidas (preservativo) no dia 26 de maio. os meus seios nao estão doridos nem aumentaram muito, não tenho enjoos nem qualquer sintoma de gravidez. será que posso estar gravida

    ResponderEliminar
  78. Olá meu nome é Leilane eu gostaria de saber uma coisa, eu Tava quase dois mês sem mestrua e essa semana veio um sangramento escuro e hoje faz 6 dias q está sangrando e esse mês eu fiz um teste de farmácia e deu negativo mais hoje eu sentir um carocinho pequeno no pé da barriga meus seios tão doloridos as vezes fico enjoada e estressada e queria saber se estou grávida ou não

    ResponderEliminar
  79. Olá meu nome é Leilane queria saber de uma coisa eu estava quase dois mês sem mestrua mais essa semana veio um sangramento escuro mais esse mês eu fiz um teste de gravidez e deu negativo meus seios tão dolorido e as vezes fico estressada e hoje eu sentir um carocinho no pé da barriga eu estou engordando e com os seios inchado as vezes da cada beliscada no seios e fico às vezes enjoada e queria saber se isso é gravidez ou não boa noite bjs

    ResponderEliminar
  80. Olá bom dia eu te 24 anos e gostaria de saber uma dúvida que eu tenho eu fiquei quase 2 meses sem mestrua e semana passada veio um sangramento escuro meus seios estão doloridos e esse mês fiz um teste de farmácia deu negativo eu estou engordando meus seios estão inchados e ontem sentir um carocinho no pé da barriga e gostaria de saber se isso pode ser gravidez gostei desse blog bjs me responde por favor

    ResponderEliminar
  81. Estou axando que estou gravida meus seios estao enxados minha barriga esta crescendo,mas,ainda sinto um pouco de colica.Será que voçe pide me ajuda?

    ResponderEliminar
  82. Me chamo Rafaela .. tenho 15 anos e estou gravida de 4 semanas e vim agradecer pelo site .. me ajudo muito .. beijoos

    ResponderEliminar
  83. Ola boa tarde , sou Louise e tenho uma questão .. Mês passado fiz sexo la pro dia 20 e pouco e estava mestruada , tomei cerveja pra corta um pouco . Fiz e meu parceiro nao gozou em mim e ja fiz outras vezes assim com ele . Mais uma vez tive gravidez psicologica , e acho que to denovo e meus seios tao com veias e minha nestruação acho que ta pra vim. Li no site que e impossivel engravidar mestruada , oq eu faço ? To com muito medo de fazer o teste e ficar mais paranoica que ja estou . Espero resposta me ajuda .

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...