quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A vida sexual na Gravidez


Gravidez não é sinónimo de abstinência sexual! Conheço caso de mulheres que, assim que souberam que estavam grávidas, condenaram os maridos à abstinência sexual!
Não se deve modificar a sua vida sexual só porque está grávida, a não ser que tenha indicações médicas para a abstinência sexual.
As relações sexuais muito próximo do nascimento do bebé ajudam a acelerar o trabalho de parto, pois o esperma contém uma substância, a Prostaglandina, que estimula as contracções do Útero. Mas este efeito apenas se faz sentir no Colo do Útero já pronto para dar à luz! Se ainda não for a altura certa, a Prostaglandina não tem qualquer efeito para o trabalho de parto.
O sexo não prejudica, em nada, o seu bebé. Não provoca aborto porque o bebé está bem protegido pela bolsa amniótica e pelo líquido nela contido.
No entanto, é verdade que a vida sexual do casal não é a mesma durante a gravidez!...
Nos primeiros 3 meses de gestação, muitas mulheres perdem um pouco o apetite sexual. Pode ser uma normal reação às mudanças hormonais que se estão a processar no seu corpo. Se sentirem muitos enjoos e sofrerem de fadiga, é compreensível que não tenham vontade de ter relações sexuais!
Passado o 1º trimestre, até pode acontecer que sinta mais vontade de ter relações sexuais (até mais do que antes da gravidez!).
Nos últimos tempos da gravidez é normal que essa vontade volte a decrescer devido ao volume crescente da zona abdominal da mulher que pode tornar a prática de sexo algo desconfortável.
Também o seu parceiro terá de se adaptar à nova situação!
Certos homens consideram o facto de a sua parceira estar grávida sexualmente excitante. Outros há que experimentam uma diminuição da líbido ao serem confrontados com as mudanças físicas da mulher durante a gravidez, ou porque se sentem rejeitados quando a parceira sente falta de vontade de ter relações sexuais, ou porque têm um medo inconsciente e irracional de que possam magoar o bebé!
Se nota qualquer tipo de problema a nível sexual, é importante que os discuta com o seu parceiro. Se possível, leve-o a uma breve sessão de esclarecimentos sobre este tema com o seu médico.
O sexo durante a gravidez poderá reforçar a intimidade e a sensação de união que já antes sentiam.



Como é óbvio, não é forçoso que tenha de haver penetração nas relações sexuais! A estimulação oral e/ou manual poderá conduzir ambos a atingir o clímax. As carícias, os abraços, os beijos e as massagens mútuas poderão também proporcionar uma satisfação sexual plena.
Para que se sinta confortável durante as relações sexuais, talvez tenha de experimentar novas posições com o seu marido/companheiro: poderão, por exemplo, deitar-se ambos de lado.
O(A) médico(a) poderá aconselhar a limitar a frequência ou mesmo evitar as relações sexuais quando:
  • já sofreu mais do que um aborto nos primeiros meses de gravidez;
  • se verificam hemorragias durante a gravidez;
  • já teve mais do que um parto prematuro;
  • sofre de alguma infeção na vagina;
  • o Colo do Útero se abre antes do tempo ou ameaça entrar em trabalho de parto antes do tempo;
  • sofre dores na pélvis;
  • se tiver verificado perdas de líquido amniótico.

9 comentários:

  1. Pode fazer sexo sem camisinha durante a gravidez?

    ResponderEliminar
  2. Se eu estiver grávida, posso fazer sexo sem caminha durante a gravidez?

    ResponderEliminar
  3. Olá Juuh!
    Se estiveres grávida, se não tiveres nenhuma doença sexualmente transmissível, se estiver tudo bem com o feto, e se pretendes ter relações sexuais com um parceiro que não esteja infectado por nenhuma doença sexualmente transmissível, é claro que podes fazer sexo sem preservativo!
    Um abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. Entrei aqui por causo e gostei do que vi. Muito interessante.
    Este post está muito bom, e é sempre bom saber mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. oi estou gravida de 37 semanas e tenho relaçoes sexuais com o meu companheiro, li que o esperma ajuda acelarar o trabalho de parto contudo isso apenas acontece se o utero ja estiver maduro, ou seja, preparado para o trabalho de parto, contudo como posso saber se o utero esta preparado ou nao?

    beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá, minha querida!
    Só o(a) Obstetra lhe pode dizer isso ao fazer o "toque" e reparar que já está a começar a dilatação. Ou seja, isso não é algo que saiba por si mesma! O certo é que está numa altura boa para ter relações sexuais com alguma frequência porque, como já está próximo do fim da gestação, assim que o Útero estiver preparado, o esperma desempenhará o seu papel! Não se preocupe! Relaxe... o nascimento do bebé será quando menos esperar!
    Muitos parabéns pela gravidez, e cotinue a visitar o meu Blog!

    ResponderEliminar
  7. Estou no quarto mês de gestação e fiquei bem esclarecida depois que entrei nesse site... que foi por acaso!rs Respondeu minhas perguntas, exatamente o que estava acontecendo comigo meu marido. Até o nascimento do meu filho estarei ligada em vcs. Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  8. sinto dores na hora da relação sexual.o que pode ser?

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Obrigado por comentar o meu Blog!
    Quanto à sua questão, acho que o melhor conselho que lhe posso dar é o de consultar um Médico.
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...